Em discurso proferido nesta manhã na Escola Genival Nunes, em Vilhena, o governador de Rondônia chamou a atenção ao papel da família na formação do caráter dos jovens. Ele afirmou que os pais devem assumir a sua responsabilidade quanto a questão, e precisam se empenhar mais no acompanhamento da vida escolar dos filhos, ao invés de deixar que o sistema educacional seja agente exclusivo da ação. “Antigamente os pais estavam eram mais presentes e interessados quanto ao desempenho das crianças e adolescentes no colégio, e o resultado era uma sociedade mais pacífica e produtiva”, declarou.
Confúcio Moura fez o pronunciamento na solenidade de lançamento do ano escola do sistema educacional do Estado, que acontece hoje em Rondônia. O governador garantiu que a administração está empenhada em melhorar o setor e promover avanços, mas recomendou aos educadores cobrar mais das famílias o cumprimento de seu papel na formação do caráter dos jovens. “A educação é o caminho para o sucesso, mas a família tem papel vital para evitar que as novas gerações acabem tendo que aprender a distinguir o certo do errado através da polícia”, argumentou.
Neste sentido e sem meias palavras, Moura disse que os profissionais das educação devem “chamar na chincha” os pais dos alunos que não se mostrarem interessadas na educação dos filhos, e cobrar mais presença da família nas escolas, participando de atividades como reuniões de pais e professores”. “Não dá para consertar depois de velho, quando já está torto. Para garantir o futuro das famílias rondonienses temos que apostar nos jovens e adotar medidas para que eles cresçam como cidadãos de caráter reto e cientes de sua responsabilidade social”, ressaltou no discurso.
Fonte: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia