Centenas de fiéis saíram às ruas para celebrar o dia de Corpus Christi em Colorado do Oeste nesta quinta-feira, 26. A data é considerada uma das mais importantes do ano para os católicos.
O início da solenidade foi marcado com uma missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em seguida foi realizada uma tradicional procissão em ruas e avenidas que contornam a igreja.
O padre Willian Lino foi o responsável pela celebração. Ao Extra de Rondônia, o sacerdote disse que as expectativas foram superadas. “A nossa paróquia se alegrou imensamente com a celebração de Corpos Christi, pois é um momento impar de celebrar o Cristo Eucarístico pelas ruas de nossa cidade. Sinal de amor e presença de Deus. E como gesto de partilhar, nossos fieis confeccionaram o tapete com cobertores e alimentos que serão distribuídos aos irmãos necessitados”.
A celebração do Corpus Christi é uma das festas mais tradicionais do catolicismo e não tem um dia específico para acontecer. Geralmente é realizada na primeira quinta-feira depois do domingo da Santíssima Trindade ou 60 dias após o domingo da Páscoa.
A etimologia da palavra “Corpus Christi” vem do latim e significa corpo de Cristo. A festa foi instituída pelo Papa Urbano IV, no século XII, e propõe celebração da Eucaristia, isto é, a presença simbólica do corpo de Cristo na hóstia.
Em Colorado foi confeccionado tapetes que enfeitaram o chão onde aconteceu a procissão de Corpus Christi. Tapetes feitos de papel e pano cobertores e alimentos. Em alguns lugares pintados no chão retratando especialmente a Eucaristia.
Veja imagens do evento:
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia