As atividades da Semana do Meio Ambiente foram idealizadas pelo “Instituto Comunidade Solidária”, no município de Cerejeiras. A programação foi inaugurada com o lançamento da Campanha de Combate a Queimadas Urbanas.
O objetivo da Semana Ambiental foi promover a maior conscientização da população por meio de atividades de Educação Ambiental (EA). Segundo o professor Vagner Meira, da ONG “O objetivo da Semana do Meio Ambiente foi de aumentar a consciência da população de Cerejeiras sobre as queimadas do lixo urbano, coleta e reciclagem do lixo e óleo de fritura e uso racional do consumo de água” disse.
Foi realizado Pit Stop Educativo, palestras nas escolas públicas (ETAN, Castro Alves e Mundo da Criança), panfletagem de folders, distribuição de pontos de coleta de óleo de fritura, distribuição de faixas e banner educativos, e o lançamento do serviço de denúncia anônima (190 e 193).
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Cerejeiras, Guarda Mirim, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, ASSOCCER, SEDUC, EMATER, AMMA, AEFAC, STR e as escolas públicas ETAN, Castro Alves e Mundo da Criança.
“A queima do lixo domiciliar é crime. A queima polui o ar, o solo e provoca o aumento de doenças respiratórias, principalmente de crianças, idosos, gestantes e enfermos. Ao denunciar aos órgãos competentes, vamos ajudar a salvar vidas e o meio ambiente”, disse o professor.
Outra ação da semana será a entrega de projetos de lei para o Prefeito Municipal e a Câmara de Vereadores, que beneficiem o meio ambiente.
Texto: Extra de Rondônia/ Assessoria
Fotos: Divulgação