A autorização da Corte Federal foi expedida nesta terça-feira 14, e é notícia na imprensa nacional. O senador rondoniense Valdir Raupp é citado com outros três integrantes do PMDB na Câmara Alta.
A acusação é de prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por suposto recebimento de propina por parte de empresas que participam da construção da Usina de Belo Monte.
No novo inquérito são citados com acusados o presidente do Senado, Renan Calheiros, além dos senadores Romero Jucá, Jader Barbalho e Raupp.
Pelo mesmo motivo, já havia sido aberto no fim de maio um inquérito sobre o senador Edison Lobão (PMDB-MA).
O caso de Belo Monte está sob relatoria do ministro Luiz Edson Fachin e tramita fora dos processos relativos à Operação “Lava Jato”.
A investigação das suspeitas de pagamento de propina na construção da hidrelétrica de Belo Monte foi autorizada por Fachin com base na delação premiada de Luiz Carlos Martins, funcionário da empreiteira Camargo Corrêa, dentro da Operação “Lava Jato”.
A suspeita contra os acusados que originou mais esta ação derivou da delação premiada do ex-senador Dulcídio do Amaral. Não há detalhes sobre qual seria a suposta participação do senador de Rondônia no esquema.
Texto: Extra de Rondônia
Informações: André Richter – Agência Brasil
Foto: Divulgação