O vilhenense Rafael Maziero, que além de advogado é um dos militantes mais ativos do movimento social “Dia do Basta” na cidade aceitou o desafio de tentar chegar à Câmara de Vereadores como um representante da juventude militante local.
Filiado ao PSDB, o pré-candidato a vereador tem na transparência, fiscalização e compromisso com a função pública eixos principais de sua retórica. Ele defende que chegou o momento de ampliar a participação de sua geração na vida pública, levando para dentro das instituições a ética filosófica dos movimentos que lutam pelo fim da corrupção e moralização da política brasileira.
Acompanhado pelos amigos e apoiadores Vinícius Dalazem e Eduardo Hartmann (foto secundária), Rafael explicou que em princípio o movimento do qual faz parte não teria envolvimento direto na campanha política, até mesmo em virtude de sua natureza apartidária.
“A tendência era apoiar a candidatura de Vinícius, mas depois de avaliações e da decisão dele em abrir mão da pretensão para lançarmos alguém do grupo decidi encarar a tarefa”, relatou.O ingresso na vida pública determina seu afastamento da coordenação do Dia do Basta, mas ele contará com apoio dos companheiros, “que também vão fiscalizar o meu trabalho e acompanhar meu desempenho”.
Rafael pretende ser elo entre o Poder Público e entidades da sociedade civil garantindo pleno acesso a informações de interesse público. Ele também deverá atuar no sentido de dar suporte ao Observatório Social, organização da comunidade que fiscaliza ações do poder público e que deverá ser lançada em breve na cidade por iniciativa de Eduardo Hartmann com apoio da Associação Comercial e Industrial de Vilhena. “Sendo confirmado pela convenção partidária e posteriormente eleito assumo o compromisso de dar visibilidade total as ações de meu mandato e do poder público local”, garante o pré-candidato.
O postulante pretende engajar a juventude em torno de seu projeto político, e acredita que o alto índice de ausência do eleitorado desta faixa etária nas últimas eleições se deve a falta de identificação com os candidatos. “Espero que minha iniciativa reverta esta tendência, e que haja mais participação dos jovens no meio político, pois a nova geração não tem vínculos ou comprometimento com condutas arcaicas e lesivas ao interesse público”, argumenta.
Pertencente a uma das famílias mais tradicionais da cidade, que está em Vilhena há mais de três décadas, Rafael Maziero tem 26 anos e nasceu aqui. Possui forte identificação com a sociedade em suas mais variadas esferas, e graças a militância social foi um dos responsáveis pelas grandes manifestações de protesto e exigindo ética na política realizadas nos últimos anos na cidade. “Espero agora ter oportunidade de contribuir de forma mais direta para a moralização e gestão honesta e produtiva dos recursos públicos através da ação parlamentar”, encerrou o pré-candidato.
Fonte: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia