Após orientação da Justiça em palestra sobre propaganda eleitoral, a direção do Extra de Rondônia informa que a partir de hoje, segunda-feira, 01, e, durante todo o processo eleitoral, irá retirar o seu sistema de comentários na página eletrônica.
O motivo: a legislação brasileira responsabiliza provedores de conteúdo por ataques a candidatos, partidos políticos e coligações.
A lei garante que “é livre a manifestação do pensamento, porém é vedado o anonimato”. Pela impossibilidade de monitorar de todo o conteúdo da página, tendo em consideração a grande quantidade de fakes (perfis usados no Facebook para ocultar a identidade real do usuário), a retirada do sistema é a forma encontrada para se evitar problemas jurídicos.
O Extra de Rondônia, que conforme pesquisas de órgãos governamentais é o quarto site de notícias mais acessado do Estado, defende a liberdade de expressão, mas é obrigado a seguir as regras do período eleitoral.
Entretanto, sugestões de reportagens, que normalmente eram inseridas no sistema de comentários por internautas, serão aceitas pela redação através do extra.ro1@hotmail.com ou pelo telefone (069) 3322-2407.
Principal formador de opinião da região do Cone Sul, o Extra de Rondônia pede a compreensão de todos neste período eleitoral.
A DIREÇÃO
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Ilustrativa