No período da seca a prática das queimadas urbanas aumenta, em Vilhena. Elas são proibidas em qualquer época do ano, mas apesar das restrições, alguns moradores ainda utilizam essa prática para se livrar de folhas e outros resíduos orgânicos.
O que muitos moradores não sabem, ou acabam desrespeitando é que queimada urbana é crime e é passível de multa, informou a fiscal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vilhena (Semma), Juliana Ana da Cunha.
Segundo Juliana, os cidadãos vilhenenses que efetuarem queimadas ao ar livre de qualquer natureza podem receber uma multa que varia entre 20 a 100 UPFs, sendo que o valor de cada UPF é de R$ 21,71 (vinte e um reais e setenta e um centavos). Ou seja, o valor da punição pode passar de R$ 2 mil.
Juliana explica que os fiscais da Semma atualmente estão notificando os infratores. “Estamos notificando as pessoas que realizam as queimadas urbanas de caso o elas reincidam a infração aplicamos a multa”, disse a fiscal.
O secretário adjunto da Semma, Tafarel Henrique Silva ressalta que as queimadas urbanas além de trazer riscos a imóveis vizinhos, podem trazer danos à saúde e doenças respiratórias.
Tafarel informou também que após uma reunião com representantes do Corpo de Bombeiros e o Ministério Público ficou estipulado que os fiscais da Semma só vão averiguar denuncias em quintais com residências. “Nós terrenos baldios aceitamos denuncias apenas onde tenha vídeos ou fotos do infrator colocando o fogo, com provas”, explicou Tafarel.
Até o mês de agosto 20 pessoas foram notificadas, e nenhuma multa foi aplicada, informou Juliana que também pede a ajuda da população, denunciando o crime desta natureza através do telefone (069) 3321-4084.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia