Na abertura do seminário Administração Pública Antifrágil & Governança Pública Inovadora, em Porto Velho, o governador Confúcio Moura disse ser indispensável a capacitação continuada de todos os servidores públicos, mesmo os que estão em final de carreira, e os mais novos. “Espero que esse seminário venha inspirar nós todos a ter respeito maior pelo serviço público e também cuidar de sua preparação ao longo da história do Estado de Rondônia”, disse o governador.
O seminário, com palestras do professor Marcus Bettencourt, da Advocacia da União; e o professor Rodrigo Pironti, doutor em direito econômico, é a segunda iniciativa da Escola de Governo, em processo de implantação, que tem por objetivo cuidar da capacitação de pessoal no serviço público estadual.
Gestores, gerentes, assessores e demais colaboradores de primeiro escalão do governo participaram do evento, realizado na manhã dessa segunda-feira (15) no Palácio das Artes, em Porto Velho.
Referindo-se à ginasta Simone Biles e ao nadador Michel Phelps como exemplos de atletas norte-americanos que para fazer o que fazem “treinam muito, desde menino até agora”, o governador Confúcio Moura disse que o servidor público para ganhar medalha de ouro, para ser reconhecido, também deve treinar muito.
“É como se o serviço público fosse o tempo de preparação para uma olimpíada, tem que treinar. Mas normalmente no serviço público o que acontece é que, após passar em um concurso público, o funcionário não recebe treinamento, fica acomodado, passa o tempo, e muitas vezes acaba ficando resistente às mudanças porque sempre fez sua atividade da mesma forma. Acaba não melhorando o serviço público por falta de treinamento, por falta de capacitação continuada, a fim de vencer um desafio”, comparou.
Confúcio Moura disse também que o serviço público tem de ser impessoal. “Eu vou embora, em dois anos e meio não serei mais governador, mas o Estado de Rondônia continuará existindo, e só será eficiente se seus servidores conduzirem bem o estado, seja quem for o futuro governador”, declarou.
Texto e foto: Assessoria