O impasse acerca da decisão final a respeito do senador rondoniense ganhou novo desdobramento nesta quinta-feira. Apesar de pelo menos ter havido votação desta vez, outro pedido de vistas acabou protelando mais uma vez o encerramento da questão.
Hoje dez ministros votaram na retomada do julgamento. Cinco deles contra Cassol e os demais a favor dele. Com a votação empatada caberia ao ministro Teori Zavascki dar o chamado “voto de minerva” para o caso, mas ele optou em fazer pedido de vistas, fato que adiou novamente a decisão.
Foram favoráveis ao senador os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. Os contrários foram Cármen Lúcia, Edson Fachin, Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux.
Se prevalecer o entendimento iniciado por Dias Toffoli, a pena imposta a Cassol cairá 8 meses, o que garante a ele o cumprimento em regime aberto, substituída por restritiva de direitos e prestará serviços à comunidade. Não há data para a retomada do julgamento.
Fonte: Extra de Rondônia – com informações do Rondoniagora.com
Foto: Arquivo