A aluna da escola Álvares de Azevedo, Amanda Silva, de 17 anos, foi premiada num concurso de redação com uma viagem para intercâmbio cultural nos Estados Unidos.
O concurso foi organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Embaixada Americana, e teve como objetivo homenagear o centenário da Expedição Científica Rondon-Roosevelt.
Ao Extra de Rondônia, Amanda disse que sua redação teve como título “Rio de Dúvida” e destacou o problema que os jovens têm atualmente em reconhecer os heróis que fizeram a história do estado. “Quando escrevi a redação, queria enfatizar a importância em se conhecer e valorizar os heróis que ajudaram a fazer a história de Rondônia”, comentou a estudante.
A professora de geografia, Sonia Arruda, informou que Amanda foi a única premiada da região do Cone Sul no concurso de redação. Ao todo, o certame premiou, no estado, oito estudantes do Ensino Médio da rede pública, abordando questões histórico-geográficas, sociais, científicas, culturais e políticas. “Ela é muito estudiosa e merece o reconhecimento”, avaliou a professora.
Segundo a professora de português, Claudia Silva, a viagem deve acontecer entre os dias 10 a 20 de maio, e a aluna vai ter a oportunidade de visitar os estados de Dakota do Norte, Dakota do Sul, Nova Iorque e Washington, locais onde ex-presidente americano Roosevelt teve grande ação político-ambientalista.
Amanda, que fala fluentemente inglês, disse que espera ansiosamente pela viagem. “Essa é a primeira vez que vou aos Estados Unidos, e quero aproveitar ao máximo essa viagem”, finalizou a aluna.
Texto: Extra de Rondônia
Fotos: Extra de Rondônia