Foi realizada dos dias 21 a 25 de agosto de 2017, no auditório do Tribunal do Júri, da Comarca de Colorado do Oeste, a 8ª edição da campanha “Justiça pela Paz em Casa”.
O evento foi coordenado por Márcia Regina Gomes Serafim, Juíza de Direito da 1ª Vara Criminal, e organizado pelo Núcleo Psicossocial, com apoio da Administração do Fórum.
A semana da “Paz em Casa” contou com a realização de audiências de instrução e julgamento relacionadas aos casos de violência contra a mulher.
Houve também uma exposição de doze telas no corredor central do Fórum, pintadas por reeducandos da cadeia pública de Colorado com temas sugestivos a amor, paz e alegria. As obras fazem parte do projeto “Luz e cor para Minha Vida”, coordenado pela professora Gilda Ferreira.
De forma a contemplar a principal proposta da campanha nacional, realizaram-se apresentações do projeto “Paz no Lar” a todos os servidores da comarca e aos representantes das entidades religiosas, filantrópicas, Policia Militar e Civil, Ministério Público, OAB, Escolas, Conselhos Tutelares, Secretaria Municipal de Assistência Social e outras instituições públicas dos municípios de Colorado do Oeste e Cabixi, que integram a comarca.
O referido projeto tem sido desenvolvido pelo Núcleo Psicossocial com o objetivo de promover reflexão e orientação a homens e mulheres envolvidos em situação de violência doméstica. Na apresentação realizada aos servidores, todos compareceram vestidos com a camiseta alusiva ao evento, que contém a descrição “Justiça Pela Paz em Casa” e um desenho no qual há uma criança abraçando os pais.
No último dia da campanha, a magistrada e as servidoras do Núcleo Psicossocial participaram de um programa de rádio para divulgar informações sobre a Lei n. 11.340/2006, conhecida como ” Maria da Penha”, violência doméstica e familiar contra a mulher.
Todas as atividades foram desenvolvidas visando sensibilizar, divulgar e ampliar a efetividade da lei “Maria da Penha”, promovendo a discussão sobre questões da violência doméstica e familiar contra a mulher e seu enfrentamento.
Fonte: Extra de Rondônia
Texto e Fotos: Assessoria