O Secretário Municipal de Administração de Vilhena, Miguel Câmara, visitou a redação do Extra de Rondônia na ultima sexta-feira, 8, e falou dos desafios enfrentado por ele no comando da pasta que é de suma importância para o município.
Segundo Miguel, a pasta da Semad é uma secretaria mais técnica, e cuida de toda parte de recursos humanos dos funcionários da prefeitura.
Quando assumiu em janeiro de 2017, Câmara disse que pegou a secretária com diversos problemas de gestão, sendo que, estava com parte da folha de pagamento dos servidores da educação e da saúde em atraso, além de convênios entre outros débitos.
Porém por determinação da prefeita Rosani Donadon, foi feito levantamento das dívidas e no dia 12 foi efetuado o pagamento dos servidores da saúde e da educação.
Já, no dia 27 foi colocada a folha em dia, e desde então, não houve mais atraso no pagamento dos funcionários públicos e todos recebem na mesma data, sendo na última sexta de cada mês.
Miguel afirma, que nesses oito meses de gestão frente à pasta da Semad, por determinação da prefeita, apesar das dificuldades, está sendo feito o possível para não haver mais atrasos nos pagamentos dos servidores públicos.
O secretário ressalta, que também por determinação da prefeita foi reduzido o número de portariados, gerando uma economia significativa aos cofres do município.
Na questão da saúde, Miguel diz que foram contratados 53 profissionais em várias áreas para atender o Hospital Regional (HR) e também os postos de saúde. Além de 50 pessoas que havia passando no último concurso e foram chamadas para preencher vagas no quadro do município.
Sobre questão salarial, Miguel afirma que esteve presente na reunião do Sindicato, e com ele, alguns secretários, no qual representantes dos servidores havia conversado com a prefeita sobre a defasagem salarial de um determinado grupo de servidores, sendo que no salário base desses funcionários consta menor que salario mínimo, porém ninguém ganha menos que salario mínimo, pois a prefeitura paga complementação e gratificação.
Miguel disse que foi feito levantamento para saber no que era possível atender as reivindicações do Sindicato, e foi levada a prefeita uma proposta para análise de equiparação do salario mínimo como salario base, sendo que esta proposta beneficia cerca de 1.027 servidores. O secretário esclarece que o Sindicato concordou e fechou questão com o poder público..
Câmara ressalta, que a prefeita autorizou a realização de concurso público ainda este ano, mas não será para todas as categorias, apenas nas áreas que não tenha aprovados no concurso de 2014.
Para finalizar, Miguel disse que está à disposição de qualquer cidadão em seu gabinete na Prefeitura Municipal de Vilhena.
Texto: Extra de Rondônia
Foto: Extra de Rondônia