A prefeita Rosani Donadon (PMDB) recebeu em seu gabinete, nesta manhã desta quarta-feira, 13, representantes da Justiça Eleitoral, Fábio Zanco Ferraz e José João Ribeiro, para falar sobre a identificação biométrica que está sendo realizada na Biblioteca Municipal de Vilhena desde julho deste ano.

Segundo Fábio Zanco, 50% dos eleitores já realizaram a biometria, mas o número de pessoas baixou nestes últimos dias para o cadastramento. “Todos nós estamos preocupados. Não queremos que os eleitores deixem para a última hora. O prazo não será prorrogado, e os riscos são grandes”, disse.

A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Não existem duas impressões digitais iguais. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições ainda mais seguras e prevenir fraudes.

O eleitor com título eleitoral cancelado terá uma série de impedimentos, tais como: de tomar posse em cargo público, obter passaporte e CPF, assim como a obtenção de documentos que exijam certidão de quitação eleitoral e poderá pagar multa à Justiça.

“Estamos dispostos a ajudar com tudo que for possível. A biometria é de suma importância para todos os vilhenenses. Iremos incentivá-los a realizar o cadastramento. A união entre a Justiça Eleitoral e a prefeitura será de muito valor”, enfatizou a prefeita Rosani Donadon.

Da reunião também participou o vice-prefeito Darci Ceruti, a secretário de educação, Raquel Donadon e o vereador Samir Ali.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Os documentos necessários para a realização do cadastramento são: documento pessoal (com foto), comprovante de residência com no nome da pessoa (se o eleitor estiver morando de aluguel, poderá comprovar através do contrato do imóvel) e título de eleitor (será recolhido o antigo e entregue o novo no local). A realização de transferência conta com o mesmo procedimento.

“Quero destacar para os eleitores que o atendimento não é demorado. Em menos de 40 minutos, o eleitor é atendido rapidamente. Não deixem para a última hora. A capacidade é de atender até 1.000 pessoas por dia”, explicou o técnico judiciário, José Pasdiora Junior.

O atendimento conta com o total de 28 guichês, e o horário é das 08h às 17h, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, localizada na Avenida Major Amarante, na Praça Nossa Senhora Aparecida, no centro de Vilhena. O recadastramento seguirá até o dia 31 de outubro deste ano.

 

Texto e foto: Assessoria

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO