A criação da Comissão Temporária Especial na Assembleia Legislativa (Ale) para acompanhar o processo de regularização fundiária em Rondônia é fundamental para o futuro econômico e social do Estado. Rondônia é jovem, ainda em franco desenvolvimento, mas tem como um dos maiores entraves para a consolidação no segmento o sistema fundiário, seja rural ou urbano..

Presidida pelo deputado Só na Bença (PMDB-Primavera de Rondônia) a Comissão tem a enorme responsabilidade de ajustar o segmento rural, a princípio, para poder garantir aos proprietários a legitimidade das terras. Sem a regularização o proprietário não pode financiar, vender, trocar ou buscar meios e formas para melhorar a qualidade da terra, produzir mais em espaço menor..

A produção agrícola do Estado, junto com a agropecuária, responde pela força da economia do Estado, por isso é fundamental a regularização das propriedades. Com condições de acessar a financiamentos e juros baixos, oferecidos pelo Basa e Banco do Brasil, por exemplo, os produtores poderão investir na melhoria e na preservação da qualidade da terra para produzir mais e melhor em espaço menor. Isso só se consegue com tecnologia..

A responsabilidade de Só na Bença, dos colegas deputados Dr. Neidson (PMN-Guajará-Mirim) e Lazinho da Fetagro (PT-Jaru) é enorme para o futuro econômico-social de Rondônia..

Como não há um horizonte para a situação fundiária rural no Estado, os conflitos são constantes. Recentemente ocorreram vários ao longo da BR 429 e na região de Buritis..

Segundo a Pastoral da Terra, em 2016 foram registrados no Brasil, 61 assassinatos devido a conflitos no campo, média de cinco por mês. Foram presas entre 2015 e 2016, 228 pessoas no país, sendo 88 em Rondônia..

Acabar com os conflitos rurais é uma utopia, pois nada se consegue 100%, mas é fundamental que se busque o caminho com menores dificuldades, obstáculos e que favoreça o maior número possível de famílias do campo..

A Comissão da Ale está bem formatada, pois temos uma deputado centro-direita na presidência (Só na Bença); um centro-esquerda (Dr. Neidson) e um de esquerda (Lazinho). A esperança é que a regularização fundiária no campo atinja o maior número possível de famílias rurais, que a economia do Estado fortalecida e a violência no segmento, devido aos conflitos agrários seja amenizada..

Rondônia é um dos poucos Estados, ou talvez a única fronteira econômica do Brasil. Clima diferenciado, desenvolvimento em evolução e economia se fortalecendo. Por isso a esperança é grande na ação da Comissão Temporária para tratar da regularização fundiária rural.

 

Autor / Fonte: Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO