Dezenas de escolas públicas de Rondônia receberão investimentos do governo federal no ano de 2014. A definição dos recursos para atender as unidades educacionais no Estado foram definidas na quinta-feira (14), pelo governador Confúcio Moura e o secretário Executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim.
Entre reivindicações feitas pelo governador e atendidas pelo MEC estão, a construção de cinco escolas nos municípios de São Miguel do Guaporé , São Francisco, Jacinópolis, região de Nova Mamoré, Novo Plano, distrito de Chupinguaia e União Bandeirantes.
Os investimentos serão por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), que visa a implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública.
“Todo o planejamento educacional é inscrito no PAR e Rondônia foi o Estado que menos captou recursos do país. Após isso, treinamos o nosso pessoal no Estado para inscrever as nossas necessidades. Agora nós vamos receber o resultado do trabalho”, disse o governador. Segundo ele, em 2014 grande parte das escolas em Rondônia receberão recursos federais.
Segundo Confúcio, ficou definido também a ampliação de mais de 40 escolas para o ano que vem, além de investimentos em mobiliários escolar e compra de ar condicionados. “Valeu a pena essa visita ao Ministério da Educação, porque vai destravar justamente os planejamentos feitos pela equipe da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).
Para o secretário Executivo do MEC, os pleitos que foram entregues, alguns já foram definidos, outros serão analisados pelos técnicos do Ministério. “Nossa a intenção é fazer um esforço para que até o fim de 2013 a gente consiga avançar na execução desses recursos”, disse José Henrique Paim.
TEXTO E FOTO: ASSESSORIA