Na manhã desta terça-feira, 31, o promotor de Justiça, Paulo Lermem realizou uma reunião no auditório do Ministério Público (MP) para um debate sobre o aumento salarial dos médicos que atuam em Vilhena.

Na reunião estiveram presentes: o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), o médico Jânio Quadros, o prefeito Eduardo Japonês, o secretário municipal de saúde, Luiz Carlos Hassegawa, o presidente da Câmara de Vereadores, Adilson de Oliveira, além de médicos da rede publica de Vilhena.

O encontro, que durou cerca de duas horas, iniciou com promotor, Paulo Lermem esclarecendo que os médicos do município estão ganhando uma miséria e colocou como proposta ao prefeito aumentar o salário dos profissionais que trabalham nos postos de saúde.

Por outro lado, Jânio Marques explicou que há duas situações que precisam ser feitas emergencialmente na saúde pública do município. “A primeira: planificar um formato que resolva 90% os atendimentos das doenças prevalecentes, deixando apenas 10% dessas consulta para o Hospital Regional. E, a segunda: nivelar a media salarial a nível nacional dos médicos do município”, pontuou.

Por sua vez, Hassegawa disse que todos esses problemas sobre a atenção básica serão resolvidos, principalmente sobre gratificação nas atividades como plantões extras de 24 e 12 horas.

Ele anunciou, ainda,  concurso público emergencial para mais médicos, enfermeiros, técnicos e merendeiros. Segundo o chefe da pasta, está aguardando a empresa responsável pela publicação do edital.

Já para Eduardo Japonês, a saúde está pedindo por socorro e sabe da responsabilidade existente no setor. Porém, o mandatário enfatizou que não é “Super-Homem” para resolver os problemas de imediato. Mas garantiu que, em um ano, essas lacunas podem ser resolvidas. “Meu compromisso é melhorar a pasta e tenho consciência disso. Uma empresa de consultoria em gestão publica, que vai analisar os setores de saúde, educação e outros, está sendo contratada para as adequações necessárias”, revelou o prefeito.

 

Texto Extra de Rondônia

Fotos: Extra de Rondônia

 

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO