Em mensagem enviada ao Extra de Rondônia, o ex-secretário municipal de meio ambiente, Jorge Rabello Teixeira, destacou as ações que impulsionaram o município de Vilhena e que iniciaram quando era titular da pasta, na gestão da ex-prefeita Rosani Donadon.
Durante um ano e quatro meses na pasta, Rabelo conseguiu, através de pesquisas e fomento ambiental, trazer a Vilhena a destinação do resíduo eletrônico, executado através do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (SAAE).
Gestor de resíduos sólidos e especialista em gerenciamento de resíduos, Rabelo atualmente atua em municípios da região do Cone Sul e no centro de Rondônia, além de assessorar empreendimentos em outros estados como Amapá, Mato Grosso e Paraná.
“Moro há 10 anos em Vilhena e digo que sou um apaixonado por ter adotado esta cidade. Fico muito honrado e agradecido por ter ocupado cargo tão importante no nosso município. Mesmo assim, fora da administração pública, continuou trabalhando em favor da cidade, no que diz respeito a destinação correta de todos os resíduos”, explica.
Ainda sobre a destinação de resíduo eletrônico, ele analisa que “é preciso não somente coletar, mas também destinar. Um grupo empresarial está começando o trabalho na cidade. Tanto a cooperativa com a sociedade num todo serão beneficiados e a cidade estará mais limpa e protegida”.
Além do resíduo eletrônico, o gerenciamento de vidro de para-brisas deve ser adotado. A médio prazo teremos também a reciclagem de pneus pelo sistema de pirólise.
“É um sentimento muito compensador saber que podemos colaborar com nossa cidade, nosso estado e até exportar para outros estados o nosso serviço”, encerrou.