Na manhã de terça-feira 25, visitou a redação do Extra de Rondônia as representantes da Unesc, Jamile Coelho Barbosa, 35 anos, (coordenadora do curso) e Ane Cury, 54 anos, (coordenadora – geral da unidade), para falar sobre a abertura do curso de arquitetura e urbanismo em Vilhena.
De acordo com Barbosa, a instalação do curso em Vilhena foi autorizada no ano passado, e agora no segundo semestre a unidade de ensino disponibilizou 50 vagas para ingressos que sonham em se profissionalizar na área.
De inicio, haverá duas entradas no curso, uma no meio do ano e outra no fim. Os profissionais que atuarão junto ao curso também já foram selecionados.
“Gosto de destacar que a Unesc sempre prima pela qualidade na contratação de seus profissionais, então um dos pré-requisitos para integrar o quadro de profissionais é ser no mínimo especialista, além de passar por uma minuciosa análise curricular”, explicou Barbosa.
A coordenadora narra que o curso de arquitetura é 100% prático, e que recentemente a Unesc passou por um processo de renovação em todas as unidades, trazendo metodologias mais ativas, que visam o protagonismo dos alunos no aprendizado.
“Buscamos fazer com que os alunos tenha essa visão da formação generalistica do arquiteto, pois ao se formar podem atuar na construção de cidades e em projetos de interiores”, salientou a coordenadora do curso.
Ane Cury pontuou ainda que a Unesc já conta com projetos para construção de laboratórios que serão utilizados por acadêmicos de arquitetura e engenharia ambiental. Além da grade do curso atender a todas as diretrizes propostas pelo Ministério da Educação (MEC).
“Gosto sempre de dizer que o profissional de arquitetura é o profissional do belo, é aquele que está sempre harmonizando os ambientes, por isso tanto o professor Ismael Cury como nós buscamos trazer o curso para Cacoal e agora com expansão em Vilhena”, finalizou Cury.