Sugerido pelo Ministério Público de Cerejeiras, através do promotor de justiça Victor Ramalho Monfredinho, vereadores representantes dos município de Cerejeiras, Pimenteiras e Corumbiara participaram nesta semana de reunião com o André Lima dos Santos, supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Rondônia (DNIT), na cidade de Pimenta Bueno.
O motivo: criação de uma comissão de autoridades do Cone Sul de Rondônia para ir a Brasília (ainda sem data definida) e cobrar providências definitivas da bancada federal a respeito de melhorias na rodovia 435, que liga quase todos os municípios da região.
Na reunião, foram analisadas laudos e os projetos existentes para a recuperação da rodovia, que está praticamente intrafegável, provocando uma série de transtornos à população, principalmente no trafegabilidade de veículos que transportam pacientes até o Hospital Regional de Vilhena.
O vereador Valdecir Sapata Jordão (PSB), de Cerejeiras, disse ao Extra de Rondônia que a reunião foi positiva e várias assuntos foram analisados.
Ele disse que o responsável pelo DNIT disse que está findando um projeto de recuperação superficial, tapa-buraco simples e que já está sendo licitado um outro projeto, profundo, que deve estar liberado até o final do inverno. Porém, técnicos do DNIT alertaram que a estrada não irá aguentar muito tempo por estar com a base “podre”, sendo necessária a execução de outro tipo de obra mais resistente.
“Levantamento técnico garante que o asfalto não tem condições de aguentar muito tempo porque a base não foi planejado para tanta carga que está sendo trafegava atualmente. Porém, há um projeto maior feito e encaminhado ao DNIT nacional e demanda de um recurso de aproximadamente R$ 200 milhões. Decidimos que cada vereador irá solicitar aos representantes partidários na bancada federal e conseguir emenda de bancada, no mínimo R$ 70 milhões por ano para recuperar a rodovia. Em 3 anos conseguimos gradativamente executar a obra como as rodovias que existem no Mato Grosso, que são resistentes”, disse Sapata.
Agora, as autoridades do Cone Sul aguardam do DNIT de Pimenta Bueno a planilha descritiva do contrato que o DNIT tem com as empresas que estão executando a recuperação atual da rodovia. “Temos que fiscalizar e ver se estão fazendo adequadamente”, analisa.
EXCESSO DE PESO
Por outro lado, Sapata disse que laudo técnico ratificou que o excesso de peso de caminhões e carretas que trafegam pela BR-435 provocam a buraqueira. Disse que o DNIT garantiu que vai fiscalizar a rodovia através da balança móvel.
“Solicitamos ao DNIT que aumente a fiscalização, haja visto que 60% da produção de grãos de Rondônia está no Cone Sul e passa por essa rodovia”, encerrou.