As eleições municipais na cidade já começa a ser assunto de bastidores com a configuração de pré-candidaturas procurando compor grupos de apoio.
Como o atual prefeito já está no segundo mandato e não pode disputar, o quadro fica ainda mais interessante e o cenário está aberto. Neste momento há cinco pré-candidatos anunciados concorrer a prefeitura de Parecis.
Todos os pretendentes tem histórico de participação na vida pública, sendo que três deles possuem experiência com mandato eletivo. Estão no páreo, neste momento, a atual vice-prefeita Ivone Duarte (PSDB), que teve atuação discreta na função, porém não comprometeu a administração. Não se sabe ao certo se ela poderá contar com apoio do prefeito.
Outro pretendente é o ex-prefeito Marcondes de Carvalho (PSB), que enfrenta problemas na Justiça e Tribunal de Contas, por isso é dúvida se terá condições legais de elegibilidade para concorrer. No entanto ele se movimenta e busca apoio para construir seu projeto político.
O vereador Luís Carlos Valentim de Souza (MDB) também é outro pretendente ao Executivo, e vem construindo eventual candidatura com apoio de lideranças locais. Exerceu um bom mandato no Legislativo e pode ser uma alternativa viável na sucessão.
Fechando a lista está o PDT único partido que dispõe de dois nomes para a disputa, os quais não exerceram ainda mandato eletivo, porém tem experiência em função pública. Israel Elias já foi secretário municipal de saúde, e é líder comunitário muito conhecido, com serviços prestados em entidades como a APAE. O outro nome é o do assessor parlamentar Bruno Oliveira, que tem muito prestígio na região e trabalha para a deputada federal Sílvia Cristina, do mesmo partido, o que lhe garante apoio político de expressão. São dois pré-candidatos de peso, que podem se incluir entre os favoritos na sucessão.
A reportagem não conseguiu fotos dos pré-candidatos do PDT.