Uma comissão formada por três vereadores protocolou nesta quarta-feira, 28, no Legislativo local, projeto que prevê a redução do número de parlamentares no município de Corumbiara.
Se aprovado, o projeto de Decreto Legislativo n 002/2019 irá definir que apenas 7 das atuais 9 vagas continuarão existindo no parlamento já a partir da legislatura 2021/2024.
O projeto foi apresentado pelos vereadores José Carlos de Lima (vice-presidente), Sidnei dos Santos (presidente da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final) e Terezinha Rosa Silva (2° secretária) apresentaram para apreciação do parlamento.
Conforme o documento, a Mesa Diretora procederá a reação final do decreto legislativo e encaminhará ao Tribunal Regional Eleitoral até o final desta sessão legislativa que antecede o pleito eleitoral.
Ouvido pelo Extra de Rondônia, o presidente da Câmara, Valdinei Espíndola, o popular “Caverinha”, informou que o projeto está na pauta da sessão extraordinária que ocorrerá nesta sexta-feira, 30, onde será apenas lido. Depois, terá um prazo para ser analisado pelas comissões da Casa de Leis.
O Extra de Rondônia enviou mensagem para o vereador José Carlos, mas o mesmo não respondeu.
Atualmente, conforme do IBGE, Corumbiara tem 8.842 habitantes, o que corresponderia a 9 vereadores, já que a Constituição Federal prevê este número de vagas no Legislativo até 15 mil habitantes.