No início da semana o site recebeu reclamação de estudantes do período noturno da Escola Marcos Donadon acerca de problemas relacionados a iluminação precária em salas de aula, sem que haja a devida atenção por parte dos responsáveis pelo estabelecimento.
O assunto foi levado ao conhecimento da Secretaria Municipal de Educação, que se comprometeu em resolver de imediato a deficiência, porém a manutenção nesta escola em particular está sendo feita apenas de maneira paliativa. O caso, na verdade, é um tanto mais complexo, e demanda em reforma no sistema elétrico do colégio.
Na queixa apresentada ao Extra de Rondônia de forma anônima foi relatado que às reclamações dos alunos sobre o problema a única resposta é que depende da secretaria de Obras mandar um eletricista para resolvera situação, o que foi negado. Na verdade a própria Semed dispõe de um setor próprio para lidar com estas questões pontuais.
Isso porque seria inviável depender da Semosp cada vez que queima uma lâmpada num colégio ou outro pequeno problema, fatos rotineiros na rede escolar. Segundo os responsáveis pelo setor de manutenção, a Escola Marcos Donadon recebe o atendimento adequado com manutenção rotineira, a ação imediata em casos de reclamação, como o que está ocorrendo nesta semana.
Mas o problema denunciado é apenas uma consequência de uma situação mais grave: o sistema elétrico do colégio está comprometido. A escola tem cerca de duas décadas de funcionamento e ainda dispõe da rede original, que sofreu o desgaste do tempo.
A fiação antiga tem provocado constantes queima de lâmpadas e a solução seria uma reforma geral em todo o sistema elétrico, porém por enquanto não há previsão para que isso seja feito. Assim a orientação é sempre levar ao conhecimento da direção da escola quando surgir algum problema ou procurar a Ouvidoria do Município caso não seja resolvido. –