Katia Áreas Louzada Neves / Foto: Extra de Rondônia

Com quase 1,5 mil atendimentos efetuados desde o início de 2019, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor de Vilhena (Procon), registrou uma significativa diminuição das denúncias em relação aos anos anteriores.

Em entrevista com a gerente regional de Vilhena, Katia Áreas Louzada Neves, a diminuição ocorreu devido a criação da plataforma: consumidor.gov.br que instrui os usuários, além de realizar os registros de reclamações dos serviços para aqueles que não conseguem se deslocar até a unidade.

Segundo a representante, outros fatores que contribuíram diretamente com os índices de reclamações foi a metodologia eficiente aplicada aos casos e a circulação de informações que acabam por educar os consumidores, e evitam ocorrências de golpes.

RANKING DE DENÚNCIAS

De acordo com Neves, em Vilhena as operadoras de telefonia móvel e fixa, continuam ocupando o top cinco do Procon, sendo: OI Móvel S.A CIP Eletrônica (1ºlugar) , OI S.A  CIP Eletrônica (2º), TIM Celular S.A (3°), Grupo Telefônica S.A – Vivo e GVT (4º) e Centrais Elétricas de Rondônia S/A – Ceron (5º).

Já a nível estadual quem lidera o topo de reclamações são as Centrais Elétricas de Rondônia, seguida por Claro S.A, OI S.A  CIP Eletrônica, Grupo Telefônica S.A – Vivo e GVT, TIM celular e OI Movél.

Neves destaca que muitas reclamações recebidas são referentes a fraudes, onde o consumidor é enganado, então o Procon tem desenvolvido uma política de conscientização. “O Procon trabalha em todos os sentidos. Recebemos consumidores que só querem tirar dúvidas ou esclarecer situações, nós buscamos conscientizá-los. As pessoas tem melhorado muito, já não estão mais como antes.”

DICAS

 A gerente enfatiza que para resolução dos problemas é necessário que o consumidor não só fale, mas que vá até o Procon munidos de cópias dos documentos pessoais e o comprovante de sua relação de consumo com a empresa. “É fundamental oficializar a queixa, é o que irá garantir o melhoramento do serviço”.

Nos casos de altas cobranças de taxas de energia, Neves orienta os consumidores a apresentarem as faturas anteriores e atual, para que a empresa seja notificada e se esclareça. “Ao ser comprovada irregularidades a fatura é reajustada. É um procedimento simples e rápido, e a empresa tem até 10 dias para prestar os devidos esclarecimentos”.

Neves explica que para aqueles consumidores que more em localidades distantes, basta entrar em contato através do telefone 3322-4941 ou por meio site.

PROJETOS

A gerente relatou também que está em processo de elaboração um projeto em parceria com unidades educativas para conscientizar e educar ainda mais os consumidores.

Outra novidade da unidade é a proposta de criação do Procon em Cerejeiras para atender de forma mais abrangente e melhor a região. O projeto buscará se estender a outros municípios.

Desde o dia 29 de agosto, a unidade deu início ao projeto “Consumidor Solidário” que busca sensibilizar e conscientizar seus usuários a doarem alimentos para confecção de cestas básicas que serão entregues a famílias carentes de Vilhena.

De acordo com a gerente, o Procon tem entrado em contato com diversas escolas para que forneçam dados de famílias carentes ou em situação de risco que precisam de doações.

Com isso o Procon serve de ponto de coleta para recebimento dos alimentos e até roupas, que são entregues a comunidade.

“É um projeto piloto no Estado. Nós contamos com doações da comunidade e até empresas. O planejamento é de que ao final de cada mês seja feita a prestação de contas no mural da unidade. O projeto já contemplou dez famílias entre as escolas Luiz Carlos, Machado de Assis, Mário Grasso e Vilma Vieira”, conclui ela.

Procon Vilhena / Foto: Extra de Rondônia
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