Marcos Rocha / Foto: Divulgação

Em transmissão ao vivo para todo o Brasil pelo Canal Rural, o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, destacou o potencial agrícola do Estado, ao participar da abertura nacional do plantio de soja safra 2019/2020, evento realizado na quinta-feira 19, em Vilhena.

A solenidade de abertura aconteceu na Fazenda Jaqueline, contando com a presença de autoridades federais, municipais, estaduais e nacionais, bem como empresários e pesquisadores ligados ao agronegócio.

Em sua fala, o governador reforçou a vocação agrícola do Estado, informando que sua gestão está empenhada em desenvolver o setor produtivo, atendendo os grandes e pequenos produtores do agronegócio.

“Eu, como governo, tenho que ajudar nossos agricultores a produzir mais. O meu interesse, nisso tenho trabalhado, é não ficar inventando novos impostos que venha a prejudicar nossos produtores. É fazer, vamos dizer assim: que nossos produtores fiquem mais grande”, brincou o governador, sendo, em seguida, bastante aplaudido.

Sobre a abertura oficial do plantio de soja, ele disse que, “é com orgulho, que estamos sediando e abrindo essa que será, com toda certeza, a maior safra de soja do mundo, que vai elevar e consolidar o Brasil como a maior potência produtora do grão no planeta nesta colheita”, observou.

Acompanhando o governador, o secretário de Agricultura, Evandro Padovani, explicou que a cidade de Vilhena é a que mais exporta em Rondônia. Segundo ele, quase R$ 1 bilhão por ano, devendo-se ao agronegócio. Padovani explicou que, os 42 mil hectares de soja que serão plantados neste ano devem produzir um total de 151 mil toneladas do grão.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura, com produtividade de 3,6 toneladas por hectare, Vilhena colhe mais que a média estadual, nacional e mundial, sendo a maior produtora de Rondônia com mais de 110 produtores em atividade.

Além da imprensa nacional e internacional, estiveram também no evento os deputados federais Jaqueline Cassol e Lúcio Mosquini, os deputados estaduais Luizinho Goebel e Laerte Gomes, bem como o presidente nacional da Aprosoja Bartolomeu Braz, além do secretário executivo do governo no Cone Sul, Nilton Gomes, vereadores, secretários municipais e estaduais, prefeitos do Cone Sul, grandes produtores, empresários e pesquisadores.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO