Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Ilustração

Como está o grau de motivação de seus funcionários? Ela aumentou, está estagnada ou diminuiu no último semestre? Quais os instrumentos, que se comprovaram válidos, para a execução desta tarefa? Seu pessoal foi devidamente preparado, para o Natal, com um treinamento de conteúdo e específico?

A motivação dos funcionários é um dos principais e mais efetivos fatores para o aumento das vendas. Apesar disso, nem sempre há evidências de que nossas empresas estão conscientizadas e agindo de forma compatível.

Se fizermos uma rápida observação constataremos que há uma generalizada e constante carência de motivação. E funcionários desmotivados trazem consigo, naturalmente, vendas menores.

Quando pensamos em motivação funcional, concluiu-se que a melhor forma de buscá-la é através das posições de chefia e supervisão. Precisamos focar e investir nessas pessoas. Elas possuem um significativo efeito multiplicador. Tais pessoas são fundamentais e insubstituíveis, se quisermos avançar nesse projeto e trazer motivação generalizada aos colaboradores.

O grande problema é que apesar desse entendimento óbvio, a prática demonstra que o precioso recurso da ‘motivação’ nem sempre vem sendo explorado, como todos gostariam. Não desenvolver a motivação dos colaboradores é um desperdício.

Uma pesquisa (50.000 participantes) conduzida na Califórnia identificou que funcionários motivados eram 31% mais produtivos; que funcionários motivados tinham 37% de vendas maiores; funcionários motivados eram três vezes mais criativos do que funcionários desmotivados (K. Kruse). Pare por um instante e avalie bem o resultado desta pesquisa. Percebeu que existe uma expressiva potencialidade nos funcionários motivados? Qual a mensagem que estes números trazem para você e sua empresa?

A motivação interna tem custos irrisórios; produz resultados imediatos; é simples de ser implementada; pode ser feita a qualquer tempo; a supervisão e chefia são os principais agentes dessa transformação (eles só aguardam uma decisão superior!?).

Entendo que muitas firmas anseiam por colaboradores motivados, porém não compartilham com eles as metas da empresa, nem as principais conquistas, nem o desempenho mensal da organização… Se for isso o que se passa na sua empresa, então certamente você enfrentará dificuldades na tentativa de motivação funcional. Não permita que sua comunicação interna seja falha, desfocada e sem diálogo.

Respeite seus funcionários e eles terão respeito pela empresa. Repasse a eles sua visão de negócios e eles gentilmente se engajarão nela; dê oportunidade aos funcionários de se manifestar e eles se envolverão com entusiasmo neste projeto. Eu creio nisso!

 

 

sicoob

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