Reunião aconteceu na quarta-feira / Foto: Divulgação

Atendendo convite do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), Conselheiro Paulo Curi Neto, e dos Conselheiros José Euler Potiguara, Francisco Carvalho e Edilson de Sousa Silva, o deputado Lazinho da Fetagro, presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, participou na quarta-feira 04, de uma reunião que teve como objetivo estreitar as relações entre a comissão e o tribunal. 

Na ocasião, os conselheiros apresentaram proposta de um projeto em desenvolvimento que visa apoio e melhorias efetivas à educação, em especial para o ensino fundamental e médio em Rondônia, seguindo o exemplo do município de Sobral (CE), referência nacional em educação básica com a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do país.

De acordo com os conselheiros, pretende-se conquistar parceria institucional e de entidades voltadas ao setor para ações futuras, bem como implementação de políticas públicas.

O deputado Lazinho da Fetagro, acompanhado do deputado Adelino Follador,  elogiou a iniciativa, destacando ser de “extrema importância esse diálogo entre os poderes, tendo os mesmos objetivos, buscando juntos alternativas, e pensando soluções”. A educação em Rondônia, segundo o deputado, “ainda tem muito a crescer e desenvolver, e é dever de todos tornar isso possível”. 

Na oportunidade, o deputado defendeu a importância de se conhecer os modelos de ensino existentes no Estado, entendendo que qualquer proposta tem que levar esses modelos em consideração. Ressaltou ainda que é importante considerar a realidade dos estudantes em cada região, dando como exemplo os da zona rural, que não têm recebido estimulo que os façam permanecer em suas terras, acarretando no êxodo rural de jovens.

Lazinho da Fetagro declarou seu mandato e a Comissão de Educação à disposição e como parceiros do projeto. 

Segundo o Conselheiro Presidente, até o final do mês de março o projeto estará finalizado, e se disponibilizou em apresentá-lo aos deputados estaduais.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO