Fiscalização iniciou na segunda-feira / Foto: Divulgação

A prefeitura de Pimenteiras do Oeste através da secretaria de saúde e em conjunto com a Policia Militar (PM), realizou uma reunião na manhã de segunda-feira 06, onde foi definido o uso de máscaras como item obrigatório para entrada no município.

A decisão teve como base as orientações da OMS e o Ministério da Saúde que verificaram que em países onde se utiliza o item, há uma redução nos índices de transmissão da Covid-19.

O município irá acompanhar o novo decreto do governo do Estado de Rondônia que determina o uso do equipamento para entrada nas empresas liberadas e tidas como serviços essenciais.

Das liberações de funcionamento estão açougues, panificadoras, supermercados, atacadistas, distribuidoras, lotéricas, serviços funerários, clínicas de atendimento na área da saúde, clínicas odontológicas, laboratórios de análises clínicas e farmácias, consultórios veterinários, comércio de produtos agropecuários, pet shops, postos de combustíveis e indústrias.

Também poderão funcionar obras e serviços de engenharia, lojas de materiais de construções, oficinas mecânicas, autopeças, serviços de manutenção, hotéis, hospedarias, escritórios de contabilidade, advocacia, cartórios e restaurantes à margem das rodovias.

De acordo com o artigo 5° do decreto, essas atividades devem adotar providências mínimas, como limpeza minuciosa diária de todos os equipamentos, componentes, peças e utensílios. Devem dispor de locais com água e sabão para lavar as mãos com frequência e/ou disponibilização de álcool 70%, luvas, máscaras e demais equipamentos recomendados para a manutenção de higiene pessoal dos funcionários, distribuidores e demais participantes da atividade.

É necessário ainda a distância mínima de dois metros entre os funcionários e clientes. Outras obrigações são controlar e permitir a entrada apenas de clientes com máscaras ou ofertá-las a todos na entrada do estabelecimento, proibir a entrada e retirar do estabelecimento clientes com sintomas definidos como identificadores da doença, entre outros.

“Nós reconhecemos a potência letal desse vírus. Emitimos, mas orientação continua aqueles que puderem, devem ficar em casa. Grupos de risco devem ficar em casa. As aglomerações continuam proibidas”, pontuou Marcos Rocha.

O governador explica que nesse momento, cabe às prefeituras emitirem decretos sobre as medidas de cada cidade. “O que nós fizemos foi um decreto com as regras técnicas que devem ser seguidas para o isolamento de cada cidade. Isso vai depender da situação, do número de casos e qual o tipo de transmissão há em cada município”, conclui ele.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO