Para a reabertura do comércio em Cacoal, que ocorreu no último dia 13, foram estabelecidos critérios de segurança visando preservar a saúde das pessoas que devem ser acolhidos pelos trabalhadores do comércio, empresários, clientes e a população local.
Entre as medidas consta a obrigatoriedade do uso de máscaras, higienização das mãos com água e sabão ou com uso de álcool gel, proibição de aglomerações e a necessidade de manter dois metros de distância entre as pessoas. As medidas atendem as recomendações das autoridades de saúde para a prevenção e enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19).
O trabalho está sendo realizado por uma força tarefa com a participação de servidores de diferentes secretarias da Prefeitura de Cacoal e conta com a parceria e apoio dos trabalhadores do comércio, empresários e da população local.
Durante as ações de fiscalização os servidores da prefeitura também estão fazendo a conscientização da população para seguir as orientações das autoridades de saúde.
Foram criadas barreiras sanitárias e educativas em dois pontos estratégicos, sendo um, em frente à Beira Rio e outro na Rodovia do Café, em frente da Guarda Mirim. Durante o primeiro dia de fiscalização foram abordados mais de mil veículos e quase duas mil pessoas.
Já no centro comercial foram instaladas tendas nas avenidas Porto Velho e Sete de Setembro, onde está sendo entregue, álcool gel e máscaras, resultado de parceria das empresas que estão juntas com a prefeitura nesse esforço para ajudar na prevenção e evitar a proliferação da (Covid-19).
O trabalho de conscientização conta com a distribuição de panfletos com orientações e recomendações de higiene. No caso da população do grupo de risco, crianças, idosos, hipertensos, diabéticos, entre outros a orientação é permanecer em casa e evitar contato social.
Para reforçar o trabalho de fiscalização da prefeitura, as empresas colocaram banners nas entradas de todos os estabelecimentos comerciais, inclusive, agências bancárias e casas lotéricas alertando os clientes sobre os cuidados necessários para a prevenção do novo coronavírus (Covid-19).
De acordo com o titular da secretaria municipal de indústria e comércio, Elias Nunes, o trabalho de fiscalização e conscientização está sendo bem recebido por todos os segmentos da população local. Segundo ele, em dois dias foram fiscalizados cerca de 400 estabelecimentos comerciais. “Nesses locais constatamos que 100% das empresas estão cumprindo as exigências estabelecidas para reabertura do comércio, e quase a totalidade das pessoas que saíram de casa estavam fazendo uso de máscara”, afirmou.
A conscientização e fiscalização conta com o apoio das secretarias de Indústria e Comércio, Trânsito, Saúde, Federação da Indústria e Comércio do Estado de Rondônia, Associação Comercial e Industrial de Cacoal, Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.