Os fatos se deram na manhã de quinta-feira, 16, no km 50 da BR- 364, em Vilhena, onde um caminhão boiadeiro carregado, tombou após se envolver em um acidente.
De acordo com o boletim de ocorrência, os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) orientaram por inúmeras vezes, um homem de 43 anos, que se apresentou como responsável pela carga e pelo veículo, a só realizar o destombamento após a remoção dos animais vivos, para evitar novas mortes ou ferimentos nos mesmos. No entanto, o proprietário se mostrou resoluto, afirmando já ter realizado o procedimento outras vezes, sem ser necessária a retirada dos animais.
Após cerca de seis horas de tentativas frustadas, que ocasionaram a morte de mais nove cabeças de gado, além das que já tinham morrido no acidente, o caminhão foi destombado, porém, diante dos fatos, os federais acionaram a Polícia Militar Ambiental, que constatou o crime de maus tratos e multou o responsável no valor de R$ 9 mil.
Como o agente afirmou estar apenas cumprindo ordem do real proprietário do veículo e dos animais, ambos foram autuados na ocorrência e o motorista, que afirmou ter sido atingido por outro caminhão ao parar na via para prestar ajuda a um terceiro veículo, foi incluído como testemunha dos fatos.