A Polícia Federal-PF, após receber denúncia sobre invasão da terra indígena URU-EU-WAU-WAU, mobilizou uma equipe no domingo, 19, ao interior da referida área de proteção para atendimento à ocorrência.
A ação foi realizada no sentido de apurar a denúncia de que dois homens, portando arma de fogo, que tinham sido flagrados pelos indígenas em suposta ação de demarcação de loteamentos, haviam sido detidos na localidade de Tarilândia, distrito do município de Jarú.
A PF constatou a veracidade da informação e deu voz de prisão em flagrante aos dois indivíduos que portavam duas armas de fogo longas com numeração raspadas e municiadas. Os índios detiveram os envolvidos até a chegada da polícia, fornecendo alimentação e água, sendo os mesmos entregues sem lesões aparentes.
Na sequência, os investigados foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal em Ji-Paraná, onde foram realizados os procedimentos de praxe e em seguida encaminhados ao presídio público da comarca de Jarú onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.