Para superar a demanda apresentada pela pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19) e atender à notificação da através da Secretaria de Agricultura, a Emater-RO está levando a feira “Sabor do Norte” aos condomínios interessados em abrir suas portas e facilitar as compras de seus moradores com os devidos cuidados de proteção orientados pelos órgãos de saúde.
Antes do decreto entrar em vigor, a feira “Sabor do Norte” vinha sendo realizada todas as quartas-feiras em frente ao escritório local da Emater-RO em Porto Velho, na confluência da avenida Farquar com avenida Imigrantes, atendendo aos moradores dos bairros Pedrinha, São Sebastião 1, 2 e arredores. A feira era realizada a partir das 17h e era muito frequentada devido os seus produtos frescos, comercializados diretamente com os agricultores familiares.
A proposta de levar os produtos até os condomínios surgiu da necessidade de manter o abastecimento da cidade em pontos estratégicos, com alimentos saudáveis e como alternativa para a comercialização dos produtos agrícolas familiares de qualidade e de forma segura.
Assim, a feira itinerante, como vem sendo chamada essa ação, está sendo levada aos condomínios residenciais seguindo todas as normas da Organização Mundial de Saúde para se evitar a transmissão do vírus e contágio dos trabalhadores e consumidores, ao mesmo tempo que garante a continuidade do funcionamento das feiras livres, de forma diferenciada.
A comercialização dos alimentos produzidos no campo é um serviço essencial não somente para os produtores rurais que precisam escoar sua produção e manter a renda básica familiar, mas para os mercados em geral, comércios e restaurantes, que costumavam compram semanalmente esses alimentos, e à população em geral, que necessita do produto para alimentar a sua família.