Com o aumento de testes para covid-19, Vilhena se aproxima da marca de mil pessoas já testadas.
Na manhã desta sexta-feira, 5, mais 150 vilhenenses fizeram o teste rápido de covid-19 em formato de drive-thru, na avenida Melvin Jones, no bairro Cristo Rei.
Somados aos 529 testes de PCR e os outros 300 já realizados nos primeiros dois dias de testagem rápida, o município registrou, até o momento, 979 pessoas testadas.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informa que os bairros que receberão pontos de testagem não serão divulgados previamente pois o intuito determinado pelo Governo do Estado para estes testes rápidos é realizar um mapeamento da doença no município.
Para tanto, o exame acontece de forma randômica, com o objetivo de identificar especialmente aqueles que estão assintomáticos. Seguindo um protocolo do Governo do Estado, a expectativa é testar cerca de 5 mil pessoas desta maneira nos próximos 30 dias.
Os bairros onde os testes serão aplicados são selecionados pela Vigilância Epidemiológica. Tem chamado a atenção dos profissionais de Saúde a incidência de positivos nos testes que não têm sintomas característicos da covid-19, o que dificulta seu diagnóstico clínico, apesar de já serem capazes de transmitir. Ou seja, essas pessoas estão infectadas e circulando na cidade.
Para segurança dos pacientes e dos profissionais de Saúde, os exames estão sendo feitos em formato drive-thru, onde o morador não precisa descer do veículo para ser testado. O resultado é revelado no equipamento dentro de 15 minutos.
Pelo menos 5 pacientes assintomáticos foram identificados por esses testes nos dois primeiros dias da ação. Os pacientes estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Saúde. As famílias desses pacientes também estão em monitoramento.
Ao Extra de Rondônia, o titular da Semus, Afonso Emerick, disse que a eficiência dos testes é de 98%, altamente preciso, conforme estudo da Organização Mundial da Saúde.
“Quero agradecer à equipe da Saúde que vem trabalhando incansavelmente e se dedicando para salvar vidas nesse período de pandemia tão difícil e fazer um pedido: tomem as medidas de prevenção e se puder fiquem em casa”, ressalta Emerick.
De acordo com o boletim divulgado pela secretaria municipal de saúde, nesta quinta-feira dia 4 de junho, Vilhena registrou até o momento 84 casos confirmados do novo coronavírus.