Coluna escrita por Humberto Lago/Foto: Extra de Rondônia

Em plena pandemia, uma de nossas empresas resolveu comprar um equipamento moderno, destinado a torná-la mais eficiente e competitiva.

Foi o maior de todos os investimentos já feitos. O salário do operador passou a ser o maior da folha de pagamento.

A análise da viabilidade identificou que o negócio era viável. O financiamento bancário foi aprovado, o equipamento adquirido e recebido, tudo isso com muita discrição.

Creio que bem poucos de nossos empresários tomariam, na atual conjuntura, uma decisão dessa magnitude. Mais do que coragem, uma decisão dessas demonstra uma fé inabalável, no presente econômico e futuro político deste país.

Há um detalhe adicional que precisa ser mencionado: o equipamento tinha uma capacidade produtiva bem acima dos atuais volumes físicos produzidos e vendidos. Examinando apenas este aspecto, você diria que esta foi uma decisão equivocada? Diria que houve aqui um desperdício de recursos financeiros?

Pois eu afirmo que aquela decisão foi um grande divisor de águas, que está impulsionando suas receitas atuais, além de abrir as portas para negócios diversificados e complementares, já nos próximos meses. Em outras palavras, aquela decisão estratégica está empurrando a organização para um novo patamar, mediante produtos e serviços, nunca antes imaginável.

Porque os administradores tiveram a coragem de fazer um investimento significativo, agora eles estão escolhendo cuidadosamente, dentre diversas opções, os novos negócios mais promissores e rentáveis. Ou seja, estão no processo de uma busca intensa de parceiros comerciais… Quem não gostaria de estar nessa situação?

A atividade econômica costuma estar impregnada de trabalho árduo e pressões constantes, de incertezas e riscos. Contudo, não podemos ignorar que, às vezes, ela pode trazer consigo desafios grandiosos; oportunidades incríveis de crescer e lucrar.

Espero que nossos empreendedores sejam, de alguma forma, incentivados a prosseguir acreditando e investindo, com profissionalismo e planejamento. Procure compreender que o excesso de capacidade produtiva não deve ser visto como um problema operacional, mas sim como uma oportunidade de alavancar seus negócios, direta ou indiretamente. Eu creio nisso!

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO