Vereador Carlos Suchi e secretário Afonso Emerick / Foto: Divulgação

A sessão ordinária da Câmara de Vilhena, realizada na manhã desta terça-feira, 16, teve inflamados discursos em função de projeto de leis que demandaram uma melhor análise dos parlamentares.

Contudo, uma solicitação do vereador Carlos Suchi (Podemos) feito a seus colegas chamou a atenção dos presentes na sessão.

Suchi pediu a exoneração do secretário municipal de saúde, Afonso Emerick, para que – segundo ele – a Saúde de Vilhena não entre em colapso.

Ele justificou seu pedido afirmando que Emerick “fala muito bem, mas não faz nada e só enrola”.

Explicou que no final de semana foi até a Central do Covid e testemunhou a fragilidade do setor de saúde pública do município.

“Estive na Central da covid-19 semana passada e tinha lá uma pessoa com dificuldade. Não tinha médico a semana toda. É triste falar, mas não há diálogo com o prefeito. Conclusão: no sábado e domingo, quem for lá, não tem médico. E para minha estranheza, quando cheguei lá, não tinha nenhum pessoal da prefeitura. O pessoal era da Unimed. Nós estamos numa situação complicada, de um Executivo que não sabe para que veio e o que vai fazer neste momento. Temos um secretário de saúde que fala muito bem, mas não se vê nada de ação. Desde que chegou em Vilhena só enrola. Vou convidá-lo para vir na Câmara e dar suas explicações”, afirmou.

E completou seu raciocínio: “Está na hora de mudar a titularidade da saúde. Parece que tem um grupo que só fica entre eles. Emerick tem uma maneira de conduzir o setor como se ele estivesse fazendo muito. E nós sabemos que ele não está fazendo nada. Se vocês fossem olhar o básico, que é melhorar o hospital, não consegue manter. Por exemplo, há duas máquinas de lavar, que foram comparados em 2018, que está lá sem funcionar. O pessoal está lá penando para lavar roupas sujas de sangue e misturados com outras. Aí nós vamos para o tomógrafo e o Raio X que é um ‘Deus nos acuda’. O Afonso tem uma maneira de falar que enrola todo mundo e para quem não entende de Saúde, ele consegue, devido a seu poder de persuasão. É momento do prefeito refletir, tirar o Afonso do cargo para evitar o colapso da Saúde no município”, argumenta.

REQUERIMENTOS

Na sessão, vários requerimentos do parlamentar foram aprovados, como:

** Requer ao Prefeito que informe a estrutura disponível na Central de Referência ao COVID – 19 em Vilhena; quantos leitos de UTI foram adquiridos e equipados pelo Poder Público Municipal e pela Iniciativa Privada; e qual a estrutura de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) que a Rede Pública Municipal de Saúde dispõe atualmente e por quanto tempo está prevista a duração do atual estoque, entre outros.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO