Vinícius Miguel / Foto: Divulgação

Vinícius Miguel, professor da Unir e doutor em ciência política, é o convidado do MíDIcast. A live acontece às 18h30 no dia 24 de junho de 2020 (quarta-feira), no  target=”_blank” rel=”noopener noreferrer” data-saferedirecturl=”https://www.google.com/url?q=https://www.youtube.com/watch?v%3DfPt65Mugh5M&source=gmail&ust=1592914330171000&usg=AFQjCNHaM88w3ePPX3Vjfj1bRb6lN4vExg”>canal do YouTube do MíDI, o Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais e Internet da Unir. Nesta edição do programa, o tema da conversa é “Democracia, informação e transparência” e ficará acessível na plataforma de vídeos, em agregadores de podcast e no site www.midi.unir.br.

A transparência da informação pública é um dos preceitos que regem os regimes democráticos, por isso, os países com as democracias mais consolidadas tendem a não esconder dados dos seus cidadãos. O Brasil deu um passo importante para o fortalecimento da recente democracia com a publicação da Lei de Acesso à Informação, que completa uma década em 2021. Mais recentemente, o Ministério da Saúde tornou mais difícil e complexa o acesso e a interpretação dos dados nacionais sobre a pandemia da covid-19, provocando uma reação até da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O caso do ocultamento dessas informações públicas impeliu o professor Vinícius Miguel a denunciá-lo ao Tribunal de Contas da União (TCU), ainda no início de junho. “Os dados precisam ser públicos, só assim podem ser objeto de debate e de fiscalização da sociedade. Sem transparência, tem-se o oculto, o segredo e nada mais propício à corrupção e ao abuso”, explicou o doutor em ciência política.

O MíDIcast se junta à publicação de conteúdos opinativos no site do MíDI, vinculado ao curso de jornalismo da Unir. A intenção é realizar uma aproximação da universidade com a comunidade rondoniense, incluindo jornalistas e outros profissionais da mídia. “As atividades podem ainda integrar os pesquisadores de Rondônia e de outras regiões do país a fim debater temas de relevância na sociedade”, explicou o professor e coordenador do MíDI, Allysson Martins.

Banner oficial / Foto: Divulgação
sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO