A promotora de justiça, Yara Travalon Viscardi, foi homenageada na sessão ordinária desta terça-feira, 6, na Câmara de Vilhena.
Ela, que é responsável pela Curadoria da Infância e Juventude, educação, Cidadania, Direitos Humanos e Conflitos Agrários, recebeu “Moção de Aplauso” pelos relevantes serviços prestados à sociedade vilhenense.
De autoria do vereador Adilson de Oliveira (PSD), a homenagem – que teve a presença de muitas autoridades da sociedade – foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares, que citaram as importantes ações que vem sendo desenvolvidas pela Curadoria da promotora.
O promotor de justiça Pablo Viscardi, esposo de Yara, emocionou-se e chorou ao discursar na Tribuna da Casa de Leis ao falar de sua esposa.
“Hoje de manhã, pensando no que iria dizer, quando comecei a construir a promessa de que não iria chorar, comecei a chorar. Queria trazer hoje aqui, pra vocês, a mulher Yara, a pessoa Yara, que é muito maior. Tem um significado imensurável. Ela é uma pessoa que faz questionar os ditados antigos, que falam que ‘por trás de um grande homem, há uma grande mulher’. Que mentira! No caso dela, e no caso de muitas outras mulheres, me sinto tranquilo e o digo de dentro do meu coração, eu me contento ser um bom homem, por trás dessa gigante mulher. Que tenhamos, não só em Vilhena, mas em nosso Estado, país, que o mundo precisa de mais Yaras”, encerrou.
Por sua vez, ao ocupar a Tribuna do Legislativo, Yara Travalon lembrou a vida humilde que teve.
“Quando ingressei no concurso do Ministério Público e tinha 22 anos, eu não sabia ligar um computador porque nunca tinha tido um; nunca prestei outro concurso que não esse; naquele instante senti um dos meus maiores pavores: na minha simplicidade de menina caipira do interior de São Paulo, eu olhei para os céus e disse: ‘meus Deus, e agora? se eu não der conta de fazer justiça, e se eu não der conta de servir a cada uma dessas pessoas, que me pagam, tiram do seu bolso, do seu prato? Naquele dia, eu entendi que, pra mim servir, tinha que ser com dedicação, amor, sangue e suor”, relatou, aos prantos.
DIÁLOGO COM PROCURADORES DO LEGISLATIVO
Ao final da sessão, os Procuradores do Legislativo Ebenezer Donadon, Guinter Schulz, e o Diretor Jurídico Adenilson Magalhães, conversaram com os promotores de justiça sobre o andamento dos trabalhos desenvolvidos pelas duas instituições, visando atender os anseios da sociedade através de ações que possam ser cada vez mais eficazes.