Há um ano uma padaria de nossa cidade vendia um suco de laranja, embalagem de 1 litro, pelo preço de R$ 4,50 a unidade. Na mesma ocasião, um supermercado local vendia o produto equivalente, por R$ 2,80 a unidade. Ainda há um ano, uma rede de atacado vendia o mesmo suco, a R$ 1,80 o litro.
O produto era o mesmo; a quantidade física era a mesma; porém as marcas eram distintas. Percebeu a enorme diferença de preços, entre os pontos de venda? Este é um fato real, ocorrido na nossa cidade, o qual traz consigo ensinamentos oportunos para nossos empresários e administradores.
Se a padaria adquirisse o suco no supermercado, ela pagaria R$ 2,80 a unidade, colocaria no produto a margem bruta de R$ 1,70 por unidade, resultando num preço de venda de R$ 4,50 a unidade. Ou seja, sua margem operacional seria de 60,71% (4,50-2,80= 1,70 ou mais 60,71%).
Contudo, se a padaria resolvesse adquirir o suco, no atacadista, ela pagaria R$ 1,80 por unidade e o revenderia por R$ 4,50 resultando uma margem bruta de R$ 2,70 por unidade vendida ou uma margem operacional de 250,00% (4,50 – 1,80 = 2,70 ou mais 250%). Neste caso a padaria estaria tendo um lucro altíssimo, superior inclusive ao preço de venda do próprio fabricante, que teve de industrializá-lo e adicionalmente transportá-lo até nossa cidade.
Por que estou dizendo estas coisas? Por diferentes razões:
1.-Existem diversos mercados de venda, que operam com diferentes volumes físicos de negócios, obviamente praticando preços distintos. O atacado, o supermercado e o consumidor final são mundos diferentes;
2.-Cada um deles está operando, pagando os impostos e lucrando.Compreende o significado?;
3.-Todos precisamos estar atentos aos preços praticados nos diferentes mercados, posicionando nossas empresas de forma adequada e explorando os benefícios da escala de comercialização;
4.-Não podemos e nem é sensato desconhecer as circunstâncias em que o mercado opera. Diante delas é nossa atribuição nos beneficiar da escala de vendas.
É evidente que o consumidor final que decide adquirir o produto na padaria está pagando um sobrepreço significativo, em comparação ao preço que ele pagaria se o comprasse no atacado.
Nestes tempos de desafios, precisamos analisar melhor os números; acompanhar o que se passa nos diferentes mercados; atentar para os preços e supostas margens com que operam nossos concorrentes; interpretar corretamente os números e as tendências.
As mudanças de preços sofrem alterações significativas e passam a vigorar de imediato, sem aviso prévio. Acompanhar o desempenho dos concorrentes, de forma sistemática, é uma insubstituível ferramenta de gestão empresarial. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.