O presidente do Sistema OCB no Estado, Salatiel Rodrigues, participou de Audiência Pública na Assembleia Legislativa de Rondônia, ocasião em que se debateu a questão dos garimpos na região.
A iniciativa decorreu de recentes incidentes envolvendo garimpeiros e órgãos ambientais no Estado, quando equipamentos foram apreendidos e incinerados, causando vários transtornos para a comunidade em geral.
Rodrigues afirmou que a pauta é de interesse público, e que recentemente esteve com o presidente Jair Bolsonaro, cujo sogro é garimpeiro, “por isso ele sabe da luta e da importância dessa classe de trabalhadores, e tenho certeza que essas ações de repressão não contam com seu aval”.
Salatiel defendeu o diálogo entre todas as partes implicadas na questão, a fim de se buscar uma saída para atravessar os gargalos que comprometem a atividade, “que fortalece nossa economia e garante o pão de cada dia para milhares de famílias do Estado”.
Ele classificou como absurda a destruição de dragas apreendidas, “posto que esta ação acaba poluindo também os rios, tira dos garimpeiros sua principal ferramenta do trabalho, e é um verdadeiro desperdício, pois essas máquinas poderiam estar sendo usadas em benefício da população, através da recuperação de estradas, por exemplo”.
Para ele, a união de poder público e iniciativa privada é a saída para a legalização e exploração consciente das riquezas minerais do Estado, e que é primordial que todos se conscientizem que “a Amazônia é nossa, e não dos estrangeiros”.
https://