Os ônibus das empresas vencedoras da licitação para o transporte escolar da rede de ensino municipal de Cacoal, foram vistoriados nesta terça-feira, 15, no pátio da escola Cláudio Manoel da Costa, na RO 383, no trevo de acesso ao aeroporto, nesse município.
Participaram da fiscalização os vereadores João Paulo Pichek (Republicanos), Edimar Kapiche (PSDB), Luiz Fritz (PSD), Romeu Moreira (DEM), Paulo Henrique (PTB), Lauro Kloch (PSD), Toninho do Jesus (Podemos) e Zivan Almeida (PSC).
Durante a vistoria, os parlamentares constataram que alguns ônibus não têm condições de oferecer o mínimo de segurança e conforto aos alunos que serão transportados.
Algumas anomalias confirmadas na vistoria foram: Pneus lisos (carecas), cintos de duas pontas adaptados e modificados precariamente para três pontas; porta traseira amarrada com corda, ferrugem na fuselagem da lataria dos veículos; problemas na parte elétrica, ou mecânica, entre outros itens que fazem parte da checagem dos órgãos fiscalizadores de trânsito, como (Ciretran) e Semttran.
Dois 20 ônibus que seriam contratados, até o momento, apenas duas empresas, sendo uma de Cacoal (com um lote de 8 veículos) e outra com 16 ônibus estavam aptas para oferecer o serviço.
As demais empresas ainda não haviam chegado para passar pelo processo de vistoria e fiscalização.
Uma empresa de Brasília (DF), vencedora do processo de licitação, foi desclassificada pelo prefeito Adailton Fúria (PSD), por não ter sequer condições de prestar o serviço para o município devido a precariedade dos ônibus.