Está confirmado: na próxima terça-feira, 5, professores municipais iniciam uma greve sem data para encerra exigindo a aplicabilidade do Piso Nacional do Magistério de 33,24% no município de Cerejeiras.
A informação foi repassada ao Extra de Rondônia, na manhã desta sexta-feira, 1, pelo professor Jesus Rodrigues da Penha, diretor municipal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia (SINTERO).
De acordo com ele, a grave foi aprovada em assembleia da categoria nesta semana após a categoria rechaçar as propostas encaminhadas pela prefeitura: a primeira proposta foi de 21% e, a segunda, reduzida para 10%.
A programação da greve inicia às 7h, na sede do Sintero e os mais de 120 professores percorrerão ruas e avenidas da cidade, levando faixas e cartazes explicando os motivos da paralisação, até chegar em frente à prefeitura, onde a manifestação será intensificada.
Jesus explica que a greve tem data para começar, mas não para encerrar. “Estamos firmes nessa luta pela valorização da categoria e a aplicabilidade da lei. Não podemos deixar que nossos direitos sejam ofuscados”, destaca.
O dirigente disse, ainda, que a categoria luta pela regulamentação da lei do Piso Nacional do Magistério em nível municipal, e que o repasse aos educadores tem que ser de forma retroativa a partir de 1º de janeiro de 2022.
Apesar de a prefeita Lisete Marth e o vice José Valendorff, serem professores, a categoria entende que deveria existir bom senso na reivindicação da categoria por parte dos gestores municipais.
Uma comissão da categoria se reúne com a prefeita, na manhã desta sexta-feira, para mais uma tentativa de acordo.