Foto: divulgação

No filme americano Divertida Mente, a personagem principal Riley Andersen está entrando na fase da adolescência e suas emoções alteram-se completamente ao mudar-se para outra cidade, onde terá que enfrentar escola nova, pessoas diferentes e, ao mesmo tempo, a construção da sua identidade.

Não longe da ficção, a juventude brasileira é vítima da mesma problemática: a construção da identidade pelo jovem na atualidade. Nesse contexto, são inúmeros os problemas ligados a essa situação, podendo citar a influência da sociedade na construção da identidade de um indivíduo e a falta de representatividade nas mídias sociais.

Preliminarmente, é fato que a sociedade influencia na construção da identidade de um indivíduo, pois o seu papel de influência é imutável. Segundo Vygotsky, psicólogo russo, o meio influencia o homem. Tal pensamento exprime o fato de que o corpo social tem sim responsabilidade em formar um cidadão a partir das suas atitudes, pensamentos e ideais, uma vez que a principal etapa de formação do pensamento de uma pessoa é a adolescência, quando ela se sente perdida e, ao se espelhar em alguém ou em uma associação, segue os mesmos passos dessa.

Ademais, a falta de representatividade nas mídias sociais também é um problema a ser discutido. É sabido que a internet é o meio de comunicação mais utilizado entre os adolescentes. Ao perceberem que não são representados nesse meio, surge um sentimento de não pertencimento à sociedade, fazendo com que os jovens não se sintam acolhidos pelo meio, prejudicando, assim, seu processo de formação da identidade. Segundo Pierre Lévy, filósofo francês, “toda nova tecnologia cria seus excluídos”. Por certo, a falta de representação em um meio tão utilizado por púberes afeta de forma significativa o seu processo de evolução pessoal, sendo necessário que se tome alguma medida, a fim de solucionar essa adversidade.

Dado o exposto, algo precisa ser realizado com urgência para sanar essa situação. Urge, então, que o Governo Federal, órgão de maior poder do país, através de campanhas nos meios de comunicação sociais e parceria com influenciadores digitais, dissemine apoio, representatividade e conhecimento para os jovens nas mídias sociais, a fim de amenizar essa dificuldade. Nesse sentido, tal ação é fundamental para a erradicação dos problemas envolvidos na criação da identidade juvenil e para que não haja excluídos, conforme diz Pierre Lévy.

sicoob

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