Vilhena sente a intensidade de uma frente fria.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), através da estação automática de Vilhena, registrou mínima de 12,8°C, nas primeiras horas desta quarta-feira, 18. A estação, que é a oficial da cidade e está instalada na Conab, registrou a mínima às 7h.
Mas, a previsão, contudo, é que a temperatura continue caindo nos próximos dias. Conforme dados do Inmet, Vilhena deve atingir mínima de 10°C nessa quinta-feira, 19. Já na sexta-feira, 20, a mínima será de 11°C; no sábado a previsão é de 15°C e no domingo de 17°C.
FRIO ATÍPICO
O frio atípico que atinge o Brasil pode ser explicado pela conjunção de uma série de fatores climáticos (que afetam o clima, no longo prazo) e de tempo (mais localizados).
Um dos fatores é o La Niña – fenômeno que acontece quando há resfriamento das águas da região central do oceano pacífico por pelo menos três meses consecutivos. O La Niña, no entanto, não é novidade – ele tem estado presente nos últimos dois anos.
O que está acontecendo no momento é que, neste cenário onde o fenômeno já afeta a atmosfera, vai haver a passagem de dois fatores meteorológicos pelo continente: o deslocamento de uma massa de ar polar vinda da Antártida e a passagem de um ciclone extratropical pelo sul do continente.