Conforme foi noticiado na última sexta-feira, 27, no News Rondônia, uma chuva de meteoros pode ser vista a “olho nu”, a partir do estado, na noite de hoje, 30, e na madrugada desta terça-feira, 31. O portal Brazilian Meteor Observation Network (BRAMON), divulgou a taxa média da queda de meteoros, em condições ideais, vista a partir de Porto Velho.
Segundo o observatório, vão ser 47.556 quedas de fragmentos por hora, isso levando em consideração o melhor cenário. A taxa é a quarta maior do país. Isso porque os brasileiros da região norte e nordeste terão visão privilegiada do fenômeno.
Se não chover, o 1° surto pode ser visto a partir das 23h11mim quando a Terra atravessará as trilhas de detritos deixadas pelo Cometa 73P fragmentado em 1995. O 2° surto deve acontecer por volta das 01h15m, na madrugada de terça-feira.
“A melhor forma de se observar uma chuva de meteoros é procurar por locais bem escuros, longe dos grandes centros urbanos. Procure um quintal, jardim, varanda, ou qualquer área que lhe forneça uma boa visão do céu e, de preferência, longe de qualquer iluminação. Uma cadeira de praia é excelente para se deitar e observar o céu de forma mais confortável”, diz a publicação a BRAMON.