Enquanto fazia compras no supermercado, ouvi alguém afirmar, com alegria na face e um sorriso nos lábios: Minha ocupação agora é brincar com os netos! É o ciclo da vida; é um privilégio merecido.
Todos temos, em nossas famílias, pessoas integrantes da terceira idade. Esta é uma fase muito linda da vida. Quanto mais velhas forem, mais sábias e experientes serão; maiores lições terão para nos ensinar.
É prazeroso e gratificante, poder olhar para o passado e lembrar as dificuldades passadas, as lutas enfrentadas e as crises vencidas. Muitas foram as preocupações e ansiedades, diante dos desafios da vida. Contudo, também devem ser contabilizadas as realizações, conquistas e vitórias.
Creio que a maioria dos idosos apresenta um balanço positivo, diante de suas perdas x conquistas. O gosto da vitória se conserva bem presente e nítido em suas mentes. Com certeza as vitórias foram maiores do que as derrotas. Isso permitiu que suportassem a dor e o ferimento dos espinhos da vida.
A experiência adquirida, ao longo dos anos, é valiosa, útil e oportuna. É uma herança única para ser mantida na família. Há um valor inesquecível em cada vitória. A sabedoria e experiência de um ancião tem um valor marcante.
O patrimônio acumulado pelos idosos é incalculável. Por isso mesmo precisa ser preservado e compartilhado pelas gerações mais novas. De seu passado, ficaram os retratos, as memórias e as lembranças. Só iremos entendê-los e valorizá-los se viajarmos no tempo e mergulharmos nas circunstâncias em que foram vividos.
Somente os insensatos desprezam os mais velhos; somente os tolos desrespeitam as cãs; somente os mal educados se apartam dos idosos. E por isso mesmo, cometerão os mesmos erros, farão avaliações impróprias, tomarão decisões equivocadas, pelo simples fato de terem esquecido a experiência dos anciãos.
A tendência é que as gerações mais novas excedam os limites alcançados por seus pais, em parte porque vivem um novo momento da história (caracterizado pela abundância de informações e rapidez na comunicação, provenientes da era digital).
Se eu pudesse trazer uma palavra aos jovens, diria: Preparem-se para a velhice; aprendam sempre com os mais velhos, pois são competentes e sábios, dispõe de conteúdo e integridade. Preparem-se para deixar um legado; para construírem algo maior e permanente.
Precisamos crescer como pessoas, superando os obstáculos, avançando com fé e trabalho. Necessitamos construir uns pais digno e altaneiro, que se projete no concerto das nações. Você também quer isso? Precisamos continuar cultivando a honra, a humildade e a postura. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.