O vilhenense Luciano Brandão (União Brasil), que vem de família de produtores rurais que se fixaram em Colorado do Oeste e galgou a muito custo escolaridade e oportunidades para crescer na vida até chegar ao geral da Emater em Rondônia, é pré-candidato a deputado estadual e tem como meta continuar a trabalhar pelo setor produtivo do Estado, porém em outro patamar.
Motivado por uma trajetória de vida construída à base de muita luta e perseverança, que começou lá atrás quando se formou em curso técnico no IFRO de Colorado e depois fez faculdade de veterinária na Paraíba, Brandão é um modelo de determinação e arrojo, que começou com uma função técnica na autarquia e acabou chegando ao comando do organismo.
Sua trajetória na Emater de Rondônia foi construída a partir de Alvorada do Oeste, sendo posteriormente alçado à gerência regional no Vale do Guaporé e a partir de 2.018, convocado pelo governador Marcos Rocha para ser presidente.
Adepto a inovações, começou a dinamizar a autarquia ainda lá no início da carreira, dedicando-se a consolidação de programas como o Pró-Leite, e no comando da autarquia trabalhou em função da modernização e melhoria nas condições de trabalho, investindo em reformulação e modernização.
Sob sua gestão foram entregues cerca de 200 veículos para trabalho de campo, reformados 17 escritórios regionais, há mais nove unidades construídas sob seu comando para entrega ainda este ano, além de investimentos em mobiliário, tecnologia, equipamentos sistemas de monitoramento e outras ações, que colocaram a Emater de Rondônia em destaque nacional, com Brandão sendo vice-presidente nacional de organização que agrega todas as Emater do Brasil.
Concorrendo a cargo eletivo pela primeira vez na vida graças a um convite do governador Marcos Rocha, esse rondoniense nato tem como metas atuar pelo incremento e fortalecimento do setor produtivo, que em seu ponto de vista acaba sendo a mola-mestre da economia do Estado, e se desenvolvendo de forma plena provoca impacto positivo nos demais setores.
Confirmando sua candidatura, suas propostas deverão estar relacionadas com a luta por pavimentação da Rodovia da Produção, para interligar regiões produtivas do Estado de forma plena; reestruturação da hidrovia do Rio Madeira para atender as necessidades dos navios cargueiros que navegam por ali; avançar na reformulação dos aeroportos do Estado, alfandegando o da capital; trabalhar para viabilizar a saída para o Pacífico através de acessos modernos em funcionais entre Rondônia e a Bolívia por Guajará-Mirim e Costa Marques.
Ele também se compromete em trabalhar pelas pautas voltadas diretamente ao desenvolvimento do setor produtivo, com apoio integral ao produtor, potencializando o setor para elevar a produção e com isso buscar o progresso para Rondônia e a Região Norte.
Estando na Assembleia Legislativa, ele acredita que pode lutar de forma mais efetiva para alcançar suas metas, pois a experiência adquirida na vida pública, particularmente como gestor, o fez entender o funcionamento institucional entre os Poderes, o que lhe dará respaldo para exercer um mandato efetivamente produtivo em todos os sentidos.