Em visita à redação do Extra de Rondônia, em Vilhena, no início da semana, Salatiel Rodrigues, atual presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Rondônia (OCB/RO) rebateu boatos e confirmou sua pré-candidatura a deputada federal pelo PL.
Conhecido na região do Cone Sul em função de ter exercido a vereança no município de Vilhena na legislatura 1.997/2.000, Salatiel havia se afastado da política para se dedicar integralmente ao cooperativismo, alcançando nessa área patamares elevados graças ao senso de liderança e contando com uma equipe de apoio focada nas ações.
Ele se considerada preparado para enfrentar esse novo desafio após mais de duas décadas afastado da vida política e aguarda que seu nome seja confirmado na convenção partidária da agremiação.
Salatiel apresenta cinco eixos como proposta de trabalho: Logística, Pesquisa e Tecnologia, Industrialização, Desburocratização e Regularização Fundiária, além de valorização das instituições representativas de classe. “Quero contribuir no desenvolvimento do Estado e defender os setores do cooperativismo, associativismo e produtivo em qualquer escala, além de propor ações para saúde, educação, segurança, esporte, cultura, turismo e Lazer, partindo dos princípios constitucionais”, destaca.
Para ele, Rondônia é referência no setor do cooperativismo em toda a região Norte, e um dos poucos do país que conta com cooperativas em 100% dos seus municípios. “Minha pré-candidatura está sendo bem aceita em todos os municípios onde nós passamos, até porque temos um fácil acesso junto às nossas entidades cooperativas, associações, pois o nosso projeto é em defesa das entidades”, justifica.
Por ter, praticamente, também, reduto eleitoral no Cone Sul, Salatiel que priorizar ações na região que carece há 10 anos com a falta de representantes no Congresso Nacional. “Nossa região tem mais de 100 eleitores e pode, tranquilamente, eleger um representante que bem direcione recursos para os municípios. Como já fui vereador em Vilhena, tenho essa liberdade e sei que falamos a mesma linguagem. Na oportunidade, fizemos um trabalho gigantesco no Cone Sul em busca de benfeitorias e hoje os resultados estão aí. Cito aqui a conclusão de asfalto que liga os municípios de Colorado a Cabixi, que estava inacabado; temos várias pontes, asfalto do distrito do Guaporé até a cidade de Chupinguaia. São reivindicações nossas e fico muito feliz por isso”, observa.
Salatiel, caso concretize sua candidatura, quer ser um representante pró-ativo da região, reivindicando ações de infraestrutura, tais como estradas, substituição de madeira por todas de concreto e intermediar diversos benefícios. “Estamos trabalhando forte nisso. Quero agradecer o apoio que estamos tendo de todos, e, principalmente, das entidades. Nossa equipe é mínima, com 3 pessoas, mas somos firmes, percorremos o Estado gastando a sola da botina, como diz o ditado. Faço compromisso de cobrar cada vez mais tudo que há necessidade. Dou a minha palavra e compromisso que irei cobrar”, encerrou.