Benedito Antônio Alves / Foto: Divulgação

Através de sua assessoria de comunicação, Benedito Antônio Alves confirmou sua pré-candidatura ao Senado Federal, explicando as razões que o levaram a ingressar na política eleitoral e partidárias, assim como informações acerca de seu histórico de vida.

Ele tem diversas graduações e vasta experiência profissional tanto na área pública quanto na iniciativa privada, tendo chegado ao topo da carreira como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), função na qual se aposentou.

Benedito explica que aceitou colocar seu nome à disposição da sociedade rondoniense como pré-candidato ao Senado Federal, após ser incentivado por diversas lideranças religiosas, empresariais e políticas, uma vez que é um profundo conhecedor da legislação e de gestão pública por ter atuado por vários anos como Conselheiro do Tribunal de Contas, onde contribuiu diretamente com a modernização das administrações municipais através do Profaz (o maior programa de Governança realizado no Estado de Rondônia).

O professor e Conselheiro aposentado tem como principais bandeiras os princípios morais, éticos e a defesa da família, e defende a utilização racional e sustentável das potencialidades naturais existentes no solo amazônico, como forma de geração de riqueza, novos postos de trabalhos e redução da pobreza.

Em termos de currículo, sua biografia é extensa e rica em referências: possui títulos de Pós-Doutor pela UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí-SC; Doutor em Ciência Jurídica pela UNIVALI – Universidade do Vale de Itajaí-SC; Mestre em Direito Público, pela UNIFRAN (SP); Doutorando em Direito Público, pela UIB – Universidade das Ilhas Baleares (Palma de Majorca – Espanha); Pós-Graduado em Direito Penal e Processual Penal pela UNIT-Universidade Tiradentes-SE; Pós-Graduado em Direito Processual Civil pela UNIVALE-Universidade do Vale do Rio Doce-MG.

Em Rondônia, já exerceu funções como auxiliar de farmácia, jornalista, tipógrafo, bancário, auxiliar administrativo, radialista e contabilista.

Após se formar em Direito, desempenhou suas atividades na procuradoria jurídica da Câmara de Teixeirópolis, foi membro da Comissão Permanente de Sindicância da Prefeitura Municipal de Ouro Preto do Oeste, Chefe de Obras e Conservação de Ouro Preto do Oeste, Secretário Municipal de Educação de Ouro Preto do Oeste, Agente de Polícia Civil e Chefe de Investigação e Capturas, Perito Criminal Ad Hoc.

Foi Secretário de Fazenda do Estado de Rondônia, Conselheiro e Presidente da Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia; Coordenador Geral do PROFAZ – Programa de Governança e Modernização das Fazendas Públicas Municipais do Estado de Rondônia. É escritor com mais de 30 títulos publicados na área de direito Constitucional, Financeiro, Tributário e Responsabilidade Fiscal, sobre o desenvolvimento e soberania da Amazônia; membro da Academia Rondoniense de Letras; conferencista condecorado com o prêmio Chico Mendes em decorrência da atuação em prol da Amazônia Brasileira.

Recentemente lançou pela Fundação Getúlio Vargas a 2ª edição do Livro Amazônia Brasileira, Soberania Ameaçada, onde retrata diversos aspectos da biodiversidade da Amazônia Brasileira, uma das áreas mais ricas e cobiçadas do planeta, os riscos eminentes e os prejuízos causados pela biopirataria e a necessidade urgente de o Brasil explorar racional e sustentavelmente as potencialidades da região amazônica.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO