prefeito Welinton Pereira Campos (União Brasil) / Foto: Divulgação

Mensagem que chegou à redação do Extra de Rondônia nesta semana dá conta que nos grupos de aplicativos de conversa de Espigão do Oeste circulam textos com reclamações acerca das condições do sistema de saúde municipal, particularmente no que diz respeito ao salário de profissionais, o que estaria causando problemas para o atendimento da população.

O prefeito Welinton Pereira Campos (União Brasil) conversou com a reportagem do site e admitiu que há defasagem salarial do funcionalismo, porém explicou que é uma demanda que remonta a gestões passadas, e que sua administração está tomando providências para ir sanando, a despeito das dificuldades que todos os Municípios atravessam em virtude da pandemia.

Ele relatou que os servidores tiveram aumentos lá em 2.009 e 2.010, sendo 1% e 4% respectivamente, situação que defasou os salários. “Mas estamos com um projeto de Lei na Câmara Municipal que vai conceder aumento linear de 10% para todos, e também corrige situações pontuais”, destaca.

No caso dos profissionais de saúde, ele acredita que o pior problema diz respeito aos Técnicos de Enfermagem, cujo salário base irá dobrar. No caso dos médicos, Wellinton diz que a contratação em regime de pessoa jurídica proporciona um dos melhores salários do Estado, e que há cerca de doze profissionais contratados neste sistema, cobrindo a demanda.

O prefeito também garante que o Município realizará concurso público para suprir deficiências no quadro de recursos humanos, procedimento que já está com processo concluído e, em breve, será efetivado.

Ele também diz que não faltam medicamentos e que uma reforma expressiva no hospital começará a ser feita em curto prazo, sendo que os recursos já estão disponibilizados.

“Não temo caos aqui na cidade, o hospital conta permanentemente com três médicos atendendo, e nas unidades básicas de saúde as equipes estão completas. Posso dizer com segurança que, mesmo com as dificuldades, avançamos e hoje temos um serviço muito melhor do que no passado”.

Encerrando a conversa, Campos declarou que “não vou dizer que não temos problemas, mas garanto que estamos trabalhando com seriedade na resolução dos mesmos e, apesar de termos tido um ano muito difícil para a saúde de um modo geral em 2.021, e não foi só aqui em Espigão que isso aconteceu, tenho certeza que nossa equipe de servidores trabalha com empenho e plena dedicação para atender de forma digna nossa população”.

sicoob

COMUNICADO: Atenção caros internautas: recomenda-se critérios nas postagens de comentários abaixo, uma vez que seu autor poderá ser responsabilizado judicialmente caso denigra a imagem de terceiros. O aviso serve em especial aos que utilizam ferramentas de postagens ocultas ou falsas, pois podem ser facilmente identificadas pelo rastreamento do IP da máquina de origem, como já ocorreu.

A DIREÇÃO