Considero-me um observador das atividades das empresas, de seu desempenho operacional e financeiro, de sua evolução no mercado, de suas estratégias e valores.
O noticiário econômico nem sempre retrata com fidelidade o que está acontecendo no mercado, nem ressaltam o nível de investimento que certas empresas estão fazendo (por acreditarem no seu negócio).
Na atual conjuntura, seria uma insensatez não ser um observador atento. Conhecer bem seus competidores e acompanhar seus resultados é uma fonte inesgotável de obter sabedoria empresarial, de aprimorar posturas, de estabelecer com critério suas margens operacionais, de aprimorar seus padrões de desempenho…
Ser um empreendedor, empresário ou administrador bem informado é uma necessidade das nossas organizações. Em adição, deve ser dito que muitos se identificam com o conceito, mas não se envolvem, direta ou indiretamente, nesse processo.
A propósito, sua empresa costuma fazer isso? Você sabe de alguma empresa, em sua região ou mesmo no país, que costuma fazer isso de forma sistemática?
Há uma pequena empresa, na nossa cidade, que decidiu oferecer aos seus clientes algo novo, diferente e ousado: a terceirização de seus serviços financeiros. Confesso que ao saber disso, fiquei admirado e também otimista.
É encorajador deparar-se com pessoas cujo espírito empreendedor, ousadia e destemor, se sobrepõe a todas as dificuldades e incertezas da atividade econômica. O mínimo que se pode dizer é: A operação e controle de seus recursos financeiro, não é algo tão seguro e confidencial que não possa ser terceirizado! É preciso quebrar parâmetros obsoletos!
A inexistência de firmas orientadas para a execução de certo serviço ou produto, não significa, necessariamente, que eles não possam ser criados e ofertados. L van Beethoven, compositor alemão afirmou: Ainda não se levantaram as barreiras que digam ao gênio: “Daqui não passarás!” Eu e você precisamos estimular o surgimento de gênios.
Uma boa gestão precisa dispor e explorar ferramentas adequadas para a pesquisa contínua e criteriosa dos gostos e prioridades de seus clientes. Também necessita descobrir quais os fatores determinantes no seu processo decisório. As empresas precisam, igualmente, saber até onde vai a capacidade de seus clientes de pagar um adicional pela qualidade de seus produtos e serviços.
A estrada pode ser tortuosa e acidentada, no entanto temos de prosseguir, com trabalho e fé. Nossos filhos estão à espera de um país com mais oportunidades de ensino e emprego, ética e justiça. Pense nisso enquanto lhes digo até a semana que vem.