Realizada na última quinta-feira, 28, a convenção do MDB, um dos maiores partidos do país com grande capilaridade em Rondônia, definiu as candidaturas do partido para as eleições deste ano, assim como a composição de aliança às eleições majoritárias.
Ficou estabelecido que o partido estará no mesmo palanque do governador Marcos Rocha, com candidatura própria ao Senado, sendo confirmado nome de Claudia Moura para concorrer ao cargo, ela que é irmã do também senador Confúcio Moura.
Quanto as nominatas para disputa aos cargos de deputado federal e estadual o MDB procurou mesclar veteranos e novatos, compondo também um painel que representasse de forma equilibrada todas as regiões do Estado, com a surpreendente exceção de Ariquemes. Outra questão que causa espanto foi o fato do partido lançar apenas 19 candidatos a deputado estadual, quando poderia ter listado vinte e cinco.
POLÊMICA
Da cidade situada na região central de Rondônia saem duas candidaturas à Câmara Federal: a do ex-prefeito e delegado de polícia civil, Thiago Flores, e a do ex-deputado estadual Tiziu Jidalias, ambos de Ariquemes, algo que tem provocado controvérsias na região do Vale do Jamari. Há quem acuse os dos candidatos de armarem uma situação em que Lucio Mosquini seria beneficiado, com ambos sendo apenas instrumentos para somar votos de legenda.
NOMINATA
A nominata do MDB que irá concorrer às vagas na Câmara Federal ficou assim: Lucio Mosquini, Tiago Flores, Silmar Regis, Sandra Maria, Tiziu Jidalias, Uberlandio Leite, Rafael Maziero, Claudia Maxima e Marcela Bonfim.
Para deputado estadual o MDB vai com a seguinte composição: Diana Huff, Adriano de Almeida, Willianes Pimentel, Luiz Eduardo Schincaglia, Jeferson Andre, Welinton Goes Fonseca, Maria Cleuza Araújo, Eduarda Carolini Couto, Nelio Alencar, Nelson Fernandes, Enoque do Carmo, Francisco França Lima, Jean Oliveira, Matula Verolande, Glaucione Rodrigues, Valdinei Francisco, Renata Pereira Rebelatto, Francisco Alves de Oliveira e José Carlos Martins.